Geral

Alunos da FAT assistem à sessão itinerante da 1ª Câmara Cível do TJ/AL

24/11/2017
Alunos da FAT assistem à sessão itinerante da 1ª Câmara Cível do TJ/AL

Desembargadores da 1ª Câmara Cível julgaram 15 processos, nesta quinta-feira (23), no auditório da FAT. Foto: Itawi AlbuquerqueDesembargadores da 1ª Câmara Cível julgaram 15 processos, nesta quinta-feira (23), no auditório da FAT

“Para nós que trabalhamos durante o dia, ir a uma sessão no Tribunal fica mais complicado. Teríamos que tentar conciliar o nosso horário e já o Judiciário vindo até nós é uma excelente iniciativa”, avaliou o estudante do 3º período do curso de Direito da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), Thyago Nery, ao assistir a uma sessão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Cerca de 200 alunos puderam acompanhar, na prática, o que aprendem na teoria em sala de aula, por meio do programa “Interagindo com a Comunidade Acadêmica”.

Para a sessão itinerante foram pautados 15 processos, entre apelações, agravos e embargos, julgados pelos desembargadores Fábio José Bittencourt Araújo, presidente do órgão julgador, Tutmés Airan Albuquerque Melo e Fernando Tourinho de Omena Souza, no auditório da faculdade. De acordo com o desembargador Fábio Bittencourt, a ação aproxima o Tribunal de Justiça dos estudantes proporcionando experiências importantes para os dois lados.

“Sem nenhuma dúvida é uma grande experiência, não só para os estudantes, mas nós desembargadores que saímos do nosso ambiente de trabalho e vamos interagir com a comunidade acadêmica. A verdade é que eles vivenciam na prática o que vêm na teoria, conhecem como são travadas as discussões, a hora em que os advogados falam, como os desembargadores se comunicam entre si, enfim, conhecem melhor o Poder Judiciário”, destacou.

Estudantes do curso de Direito lotaram o auditório da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Foto: Itawi Albuquerque

Antes do julgamento, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Judiciário e do Ministério Público. O procurador de Justiça Walber Valente de Lima falou sobre o papel do Ministério Público Estadual e a secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, abordou os aspectos do Regimento Interno do TJ/AL.

“A sessão é extremamente pedagógica porque nós temos o cuidado de separar 15 processos trazendo todos os tipos processuais que a Câmara julga. Se for observar no edital, nós temos os agravos, as apelações, os embargos, não tínhamos hoje um habeas corpus cível, que também é uma matéria julgável, mas temos esse cuidado de trazer todas as matérias para que os alunos possam visualizar e de maneira pedagógica possam entender esse tipo de julgamento”, explicou Margarida Melo.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da FAT, Rita Amaral, é importante a instituição proporcionar essa aproximação com a parte prática já que, normalmente, é difícil os alunos terem acesso às sessões de julgamentos.

“Os alunos adoraram a ideia e nem acreditaram que esse projeto viria para cá. Nós começamos a divulgação nas salas de aula e imediatamente eles começaram a fazer as inscrições, começaram a falar para os amigos, tanto que nós temos um público não só da FAT aqui como de outras faculdades também. Já temos um pedido dos alunos para que eles possam retorna à faculdade em 2018”, disse a coordenadora.

O estudante Thyago Nery, que falou sobre a dificuldade de acompanhar uma sessão no Tribunal porque trabalha durante o dia, também contou que pretende atuar na área criminal, mas destacou a importância de ter experiência em todas as matérias do curso.

“A minha preferência no Direito é a área penal. Hoje estamos assistindo a um julgamento cível, no entanto, como nós estamos bacharelando, precisamos passar por todas as fases. Não tem como deixarmos de cumprir as etapas do nosso curso, está sendo uma experiência muito importante e rica para nós”, disse.

Estudante do 3º período de Direito, Thyago Nery. Foto: Itawi Albuquerque

Robertta Farias - Dicom TJ/AL