Geral
Palmeira: Iteral intervém na ocupação irregular próxima a perímetro irrigado

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Seagri, Seinfra e o Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar uniram suas equipes para equacionar a ocupação irregular nas imediações do perímetro irrigado da Barragem do Bálsamo, localizado no município de Palmeira dos Índios.
Segundo o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a área em torno da barragem é de propriedade do Estado e encontra-se ocupada por posseiros, sendo necessário intensificar a negociação e explicar a importância da obra que garantirá o beneficiamento de centenas de famílias com a irrigação agrícola e ampliação de hortifrútis.
“Com a implantação do perímetro irrigado da Barragem do Bálsamo, o Governo de Alagoas proporcionará o desenvolvimento da região, fortalecendo a produção dos agricultores familiares que poderão participar das feiras agrárias e investir no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destacou Silva.
Ao todo, são 200 hectares e 8km de perímetro e a empresa Cohidro – Consultoria, Estudos e Projetos Ltda – terá oito meses para finalizar a demarcação, cercar a área, construir o reservatório, a estação elevatória de bombeamento e implantar as tubulações.
O procurador estadual Aderval Tenório informou que são 37 lotes e que já existe uma ação de imissão de posse a favor do Estado, garantindo a titularidade da terra e a continuidade da obra. Conforme levantamentos, existem 30 famílias instaladas em barracos de lona e foram identificadas 19 com casas de alvenaria. Uma visita in loco e um encontro com todas as partes envolvidas estão agendados no próximo dia 29 de novembro.
Helciane Angélica/Ascom Iteral