Geral
Saúde do homem é promovida em ação do Vida Nova nas Grotas

Em mais uma ação do projeto Vida Nova nas Grotas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou, nesta quarta-feira (22), diversas ações de prevenção à saúde do homem para os moradores da Grota do Pau D’Arco, localizada no bairro Feitosa, em Maceió. A iniciativa faz parte da Campanha Novembro Azul, que visa reforçar a conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, sexto tipo mais comum da doença no mundo.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, interagiu com a comunidade e falou sobre as ações de conscientização e prevenção à saúde que estão sendo realizadas semanalmente pelas equipes da pasta. “Essas iniciativas da Sesau são fundamentais para a população fazer seus exames preventivos, a fim de que eles busquem orientações com os profissionais, para que possamos viver numa sociedade mais digna. O que o governo do Estado tem feito, não só pela comunidade do Pau D’Arco, mas, principalmente, por todos os municípios alagoanos, inclusive aqui na capital, é trazer respeito e celeridade para o cidadão alagoano. O governador Renan Filho tem tratado esse tema com total prioridade, fazendo com que a sociedade alagoana tenha sua autoestima recuperada", destacou.
Durante a ação, os moradores da Grota do Pau D’Arco tiveram acesso a palestras sobre a importância da realização de exames preventivos, como o Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês), o toque retal e a ultrassonografia. Também foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A testagem aconteceu em três etapas. A primeira tratou de um momento de aconselhamento individual nos quais técnicos orientaram a população para os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Na etapa seguinte, foi realizada a coleta por meio de uma punção digital, com o resultado em até 30 minutos. Para receber o resultado, a pessoa testada era direcionada para um momento de aconselhamento pós-teste, e nos casos de reagentes, eram encaminhados para o Pam Salgadinho, onde poderão iniciar o tratamento. Na ocasião, houve ainda a entrega de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, além de material informativo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.
“Todas as ações que temos desenvolvido servem para alertar sobre a importância do monitoramento e do cuidado, não apenas para diagnóstico do câncer de próstata, mas de outras doenças que não são amplamente discutidas”, afirmou Elma Liliane, assessora técnica de Políticas Transversais da Sesau.
Beneficiado – Com 69 anos, o autônomo Ramiro Carvalho afirmou estar com os exames em dia e que as ações preventivas sempre trazem um aprendizado a mais. “Parar uma horinha para assistir uma palestra como essa que traz informações que muitas vezes a gente não sabe sobre o câncer de próstata é fundamental. É importante alertar que a gente precisa fazer o autoexame, e buscar atendimento e tratamento se for o caso”, elogiou.
Já Mirian Gomes da Silva, líder comunitária da Grota do Pau D’Arco, enalteceu a iniciativa da Sesau. “Essa ação é muito importante para nossa comunidade e para a sociedade em geral, visto que muitos moradores não têm tempo de ir ao médico, tampouco dinheiro para comprar um medicamento”, disse.
As crianças também aprenderam de forma correta como escovar os dentes e quais cuidados que devem tomar com a higiene bucal de forma lúdica. “Quatro vezes ao dia escovo os dentes e com as dicas que eu recebi hoje do dentista vou redobrar os cuidados”, disse Rilton Messias Pereira, de 12 anos.
Também durante a ação, a população teve acesso à aferição de pressão arterial e medição de glicemia, vacinas de hepatite A e C, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral. Os moradores puderam ser vacinados, ainda, contra o rotavírus, Influenza, DPT-A, DTP, D-antirrábica e HPV, no caso dos adolescentes.
Com o objetivo de auxiliar nas ações de orientação e engajamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti, aos riscos e outros cuidados, a população pode esclarecer dúvidas de forma simples a respeito do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “É dever nosso, de cada um de nós, como sociedade, ficar atento às medidas preventivas”, concluiu Elma Liliane.
Marcel Vital/Ascom Sesau