Geral

Parceria promove inclusão digital para adolescentes e idosos em Maceió

23/11/2017
Parceria promove inclusão digital para adolescentes e idosos em Maceió

aula-do-infojovem-do-nasf-1

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), deu início este mês a um Curso de Inclusão Digital para Adolescentes, o Infojovem. O projeto, desenvolvido pela SMS em parceria com a Unidade Docente Assistencial (UDA) do Centro Universitário Tiradentes (Unit), é mais uma estratégia de integração desse público aos serviços de Saúde, possibilitando, através do aprendizado nas ferramentas digitais, a discussão de temas relacionados a essa fase da vida e a abertura de novas perspectivas de inclusão no mercado de trabalho.

“Essa estratégia foi adotada como mais uma ferramenta de trabalho das equipes do Nasf que atuam na assistência à saúde porque o aprendizado que estimula o bem-estar e a inserção do indivíduo reflete diretamente em sua qualidade de vida, reduzindo as enfermidades do corpo e da mente”, afirma o coordenador geral do Nasf na SMS, Berto Gonçalo.

aula-do-infojovem-do-nasf-2

A iniciativa reúne 40 adolescentes moradores da Grota do Arroz, em Cruz das Almas. No curso – que tem aulas às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h – estão sendo desenvolvidas aulas e oficinas, com a apresentação de textos que abordam e aprofundam temas básicos e fazendo uso da utilização dos recursos tecnológicos digitais para que os participantes possam conhecer ou ampliar seu conhecimento sobre ferramentas como editores de texto e gráficos, além de navegação na internet.

De acordo com Gonçalo, em janeiro (2018), o projeto será estendido também a outra faixa etária da população. Em parceria com a UDA Paulo Oliveira Costa, do Cesmac – que é uma unidade de referência para o 3º Distrito Sanitário – terá início o Projeto de Inclusão Digital para Idosos.

A iniciativa pretende promover a inserção do idoso no mundo digital, exercitar sua potencialidade no raciocínio lógico e desenvolver aspectos cognitivos e de memória do idoso, além de facilitar seu desempenho em atividades rotineiras como a utilização de celulares e de caixas eletrônicos instalados nos bancos.

Ascom SMS Maceió