Geral

Tribunal de Justiça fará avaliação para melhorar produtividade dos servidores

22/11/2017

Equipe realizou reunião no Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (22).Equipe realizou reunião no Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (22). Fotos: Vitor Menezes.

A equipe do Programa de Gestão por Competências do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) se reuniu, nesta quarta-feira (22), a fim de validar o inventário comportamental para embasar avaliação a ser aplicada em servidores efetivos e comissionados.

O objetivo é ajudar os servidores a melhorar o desempenho no ambiente de trabalho. A avaliação começará a ser aplicada no ano que vem, e levará em consideração quatro perspectivas: competência técnica, competência comportamental, responsabilidade e metas.

De acordo com Cleiton Falcão, analista da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que coordena o Programa, a avaliação deve ser feita a cada 12 meses e permitirá aos servidores, e ao Tribunal, identificar lacunas de competência e encontrar soluções para diminuir ou eliminar essas lacunas.

“Vamos supor que tivemos cem servidores que apresentaram um gap na perspectiva comportamental de liderança, por exemplo. Ao identificar isso, podemos nos organizar para realizar uma capacitação abordando o tema, o que deve auxiliar esse servidor a melhorar seu desempenho”, disse o analista.

O teste será aplicado pela internet, em forma de questionário que será respondido não só pelo servidor, mas também pelo seu chefe imediato. “O balanço entre esses dois resultados nos permitirá identificar se a autoavaliação do servidor condiz com o seu desempenho, e onde podemos auxiliá-lo a melhorar”, explicou Cleiton.

Vitor Menezes - Dicom TJ/AL