Geral

Trânsito flui normalmente em segundo dia de desvio na AL-101 Norte

17/11/2017
Trânsito flui normalmente em segundo dia de desvio na AL-101 Norte

O segundo dia do novo desvio no trânsito da AL-101 Norte, em Jacarecica, seguiu dentro da normalidade. No fim da manhã desta sexta-feira (17), os veículos trafegavam livremente, sem pontos de congestionamento.

A mudança no trânsito acontece para a conclusão da construção das galerias celulares no trecho de entroncamento da rodovia com a Avenida Pierre Chalita, em frente ao motel Ceq Sabe, e tem prazo de duração de 60 dias.

O cabeleireiro Thácito Verçosa mora na Barra de Santo Antônio e trabalha em Maceió, o que faz com que ele precise usar esse trajeto diariamente. Ele afirma que, assim como o desvio anterior, a nova alteração no trânsito não prejudicou suas atividades.fotos_marcio_chagas_20171117_1551297989

“Pelo que estou vendo, o trânsito está tranquilo. Claro que, para mim, que uso moto é mais fácil, mas pelo que vejo dos carros está tudo fluindo. A gente imaginou que o trânsito ia ficar mais fechado, mas não foi o que aconteceu”, relata.

A obra de duplicação da AL-101 Norte é coordenada pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que providenciou toda a sinalização do trecho para orientar os motoristas. Agentes do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER) também estão presentes no local dando suporte para minimizar os possíveis transtornos.

Próximas etapas

fotos_marcio_chagas_20171117_1845652857Enquanto as galerias celulares estão sendo concluídas, outros pontos da obra avançam simultaneamente. Nesta semana, a equipe começou a retirar a antiga camada de asfalto da área onde será construída a terra armada - que é a rampa de subida que dá acesso à parte superior do viaduto – no lado de quem vem do centro de Maceió.fotos_marcio_chagas_20171117_1550593317

Já o lado que acompanha o sentido de quem sai do Litoral Norte será iniciado após a conclusão das galerias. Para a execução dessa etapa, o superintendente de obras regionais da Setrand, Aderval Brandão, explica que será necessário realizar uma nova intervenção no trânsito.

“Concluindo essas galerias, nós vamos fazer uma nova mudança no desvio, mas vai ser pouca coisa. A alteração no trânsito vai ser necessária para fazer o outro lado da terra armada, no lado de quem vem de Paripueira”, esclarece o engenheiro.

Outra fase da obra que vai começar em poucos dias é a pavimentação do trecho duplicado que vai da Escola Fazendária até a ponte sobre o Rio Jacarecica. A previsão é concluir o primeiro trecho da duplicação em abril de 2018.

Micaelle Morais/Ascom Setrand