Geral

AMA quer prefeitos na mobilização da Confederação Nacional dos Municípios

17/11/2017
AMA quer prefeitos na mobilização da Confederação Nacional dos Municípios
WhatsApp Image 2017-11-13 at 13.26.19A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) convoca os prefeitos para participarem da campanha promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) intitulada Não deixem os Municípios afundarem. Diante do tsunami de problemas, o movimento municipalista se organiza para uma grande mobilização no dia 22 de novembro.
A campanha foi criada para chamar a atenção das autoridades ao colapso das finanças locais. O objetivo é pressionar o Congresso Federal com pautas municipalistas que possam aliviar as contas das prefeituras que estão com mais responsabilidades e o repasse federal abaixo do esperado ou defasado. Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, é preciso unir forças e lutar pelo direito dos municípios.
Principais reivindicações
Junto ao Poder Executivo, está a proposta de concessão de Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM). O repasse emergencial, estimado em R$ 4 bilhões, poderia trazer alívio para as finanças locais, argumenta a CNM.WhatsApp Image 2017-11-13 at 13.26.19 (1)
A Confederação tem mostrado que mais de 26% dos Entes locais estão com o limite de pessoal estourado, e a verba emergencial deve ajudar a fechar as contas nesse final de ano. Atualmente, do bolo de arrecadação nacional, os governos locais ficam com apenas com 19%. Em contrapartida, são responsáveis pela execução dos programas desenvolvidos pelo governo federal.
Por outro lado, tramita no Congresso Nacional a derrubada do veto ao Encontro de Contas. A medida foi apreciada por deputados e senadores, mas quando chegou à presidência, foi vetada. Agora, a proposição retorna ao Congresso, que pode reforçar seu entendimento da necessidade de equalizar os débitos entre União e Municípios.
Já no Senado, estão em tramitação matérias importantes, como a que trata do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a que prevê atualização dos valores dos programas federais. Na Câmara dos Deputados, a expectativa de aprovação gira em torno de temas, por exemplo, a mudança no critério de reajuste do piso do magistério e a prorrogação do prazo para destinação adequada dos resíduos sólidos.
AMA com informações CNM