Geral

População deodorense comemora reformas no ginásio Arnon de Mello

15/11/2017
População deodorense comemora reformas no ginásio Arnon de Mello
As reformas de ginásios realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) têm revigorado o ânimo dos estudantes e das comunidades beneficiadas pelas obras. Em todo o estado, 14 ginásios foram reformados e outros 12 estão com os serviços em andamento ou para iniciar.

A cidade de Marechal Deodoro também recebeu os cuidados e a atenção do Governo de Alagoas. Lá, a Seduc está concluindo as obras do Ginásio Arnon de Mello, na Vila Altina. O espaço estava completamente deteriorado, mas, após as reformas, poderá abrigar os deodorenses que desejam praticar atividades físicas, ou realizar ações culturais.

O mestre de obras José Robson da Silva explica que o ginásio está recebendo os últimos retoques, como pintura, manutenção na iluminação, além de colocar o piso e as portas. “O serviço está na fase final. Já construímos a arquibancada, pintamos boa parte e estamos concluindo a quadra de areia, em frente ao ginásio”, diz.

Para todos - José Walisson da Silva Santos, de 18 anos, também trabalha na reforma. Orgulhoso, ele faz a limpeza do local, mexe a massa e pinta cada detalhe do ginásio. Todo cuidado tem um motivo especial: ele também utilizará o espaço esportivo após a conclusão dos serviços.

“A reforma está boa para todo mundo. O local estava muito abandonado, entrava quem queria para fazer o que desse vontade. Agora, vai ter uma organização. Mesmo deteriorado, nós já usávamos o local para jogar bola e, com essa reforma, vai ficar muito melhor. Tenho orgulho desta obra. Quando tiver pronto e as pessoas estiverem usando, poderei falar que eu ajudei a melhorar o ginásio”, comemora Santos.

Jailson da Hora, de 46 anos, também trabalha na obra, capinando o terreno. Ele conta que não vai utilizar o ginásio, mas fica feliz pelas gerações futuras que vão aproveitar o espaço. “Tenho duas filhas que estudam em escolas do município. Assim como toda a comunidade, elas vão aproveitar o local, que está muito bonito. Antigamente o mato cobria tudo, era tudo quebrado e muito feio”, afirma Hora.

O sentimento de alegria e felicidade ultrapassa as quatro linhas que delimitam o cenário esportivo e percorre toda a rua. Ester Marise de Oliveira, de 19 anos, é moradora da Vila Altina há mais de 15 anos. Estudante da Escola Estadual Rosa da Fonseca, ela reconhece a melhoria estrutural no ginásio.

“Ele não tinha uma estrutura adequada. Faltava arquibancada, a fachada era feia e agora está linda, chamando muita atenção. Os moradores daqui pulavam os muros para usar a quadra. Agora ele vai ficar bonito e com as portas abertas para todo mundo”, comemora Ester.

Melhorias – Além das reformas, a Secretária de Estado da Educação já construiu mais de 70 ginásios esportivos. O número é o triplo do que em 2015. O Governo do Estado também realizou obras em mais de 120 unidades escolares, além de entregar laboratórios de informática e promover o protagonismo estudantil.

Lucas Leite/Asco Seduc