Geral
Troca de conhecimentos e experiências marcam I Seminário Bons Frutos

Visando trazer mais desenvolvimento para a hortifruticultura do estado, o Sebrae em Alagoas realizou, na última quinta-feira (09), o I Seminário Bons Frutos, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Murici. O evento, que faz parte das ações do Projeto Crescer no Campo – Hortifruticultura no Leste de Alagoas, foi destinado aos produtores da região do Vale do Mundaú.
A programação teve início com duas palestras. A primeira foi ministrada por Thelmo de Albuquerque Morais, consultor credenciado ao Sebrae em Alagoas na área de agronegócios e agroecologia. Na oportunidade, ele falou sobre a Metodologia Bons Frutos, derivada do Programa Balde Cheio – da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) –, e os primeiros passos que foram iniciados no mês de agosto, em 14 propriedades rurais dos municípios de Santana do Mundaú e União dos Palmares. Além disso, explicou como é feito o acompanhamento junto aos produtores.
Em seguida, com a proposta de trocar experiências e trazer bons frutos para os agronegócios, José Wellington, integrante da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Mossoró (COAFAM) e Região do Projeto Assentamento São Romão, fez uma apresentação sobre sua experiência exitosa no cultivo de frutas no Rio Grande do Norte, que contou com o apoio do Sebrae do Rio Grande do Norte, e, hoje, é considerada um caso de sucesso.
“Nem sempre foi fácil. Existem dificuldades para iniciar um projeto, como a ausência de informação e, com certeza, o pouco capital. Para investir no meu negócio, precisei vender a única coisa que tinha para me desfazer, que era a minha moto. Vendi e fiz meu primeiro poço. Na época, minha mãe ainda reclamou e questionou se eu iria enterrar minha moto. Apenas disse a ela que não estaria enterrando, mas, sim, plantando. Ela germinou e tem produzido bons frutos”, revelou Wellington.
Já em um segundo momento, a engenheira agrônoma Tâmara Gomes, da Embrapa – Unidade de Execução de Pesquisa em Rio Largo –, abordou o tema ‘O suprimento de nutrientes na fruticultura orgânica’. Finalizando a programação, o Prof. Valtair Veríssimo, do IFAL Campus Murici, falou sobre ‘Boas Práticas na Produção de Citros’.
Além dos produtores, a plateia estava composta por estudantes. Manoel Ramalho, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância do seminário para esses públicos.
“Aqui, temos futuros técnicos, que irão trabalhar nos segmentos de fruticultura e hortifruticultura. E isso é muito enriquecedor para eles, pois tiveram a oportunidade de conhecer as experiências e as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e por outros produtores, compartilhando conhecimento e estabelecendo contato direto com os seus pares”, afirmou Manoel.
Futuros produtores
Convidados pela Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima do Vale do Mundaú (Cooplal), alunos da Escola Estadual Manoel de Matos, acompanhados por Taciana de Lima, professora do Curso Técnico do Programa do Governo MedioTec, prestigiaram o momento.
Fundador da Cooperativa, Antônio Carlos frisou o quanto é importante esse contato dos alunos e dos produtores com essa programação. Ele ainda ressaltou o quanto o Sebrae em Alagoas colaborou para o sucesso do suco de laranja lima com limão Taiti. Além do presidente, na plateia, estava Alexssandro Monteiro, estudante do Ensino Médio e filho de agricultores, que revelou o quanto é importante para ele seguir na agricultura.
“A minha vontade de trabalhar na agricultura é muito forte, e sempre vou persistir nisso pelo fato de ser filho de agricultores. E, com o curso técnico MedioTec, estou aprendendo bastante, pois, por mais que minha família viva disso, eu não tinha experiência técnica nenhuma. Inclusive, estou lançando um projeto sobre produção de mudas para a fabricação de suco místico para vendas nas escolas e também fora do município, pois o objetivo é contribuir com o desenvolvimento da agricultura de Santana do Mundaú”, contou o estudante.
O evento foi uma realização do Sebrae em Alagoas em parceria com o IFAL – Campus Murici e a Embrapa.
Fonte: Ascom Sebrae/AL