Geral
Rotary de União dos Palmares realiza exibição do filme O Começo da Vida

“Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”. Esta frase resume o filme ‘O Começo da Vida’, filme/documentário de Estela Renner que foi exibido nesta segunda-feira, 6 de novembro no Auditório da Prefeitura, como proposta de discutir a primeira infância no contexto municipal.
A iniciativa do Rotary Club em parceria com o Rotaract Club União e Casa Da Amizade Uniao Dos Palmares, faz parte da programação da 3ª Semana do Bebê de União dos Palmares, realizada pela Prefeitura de União dos Palmares, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, NUCAPA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes Palmarinos em Ação, Conselho Tutelar e Comitê Gestor Pró-Selo Unicef. Tendo como parceiros estratégicos o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Pampers e RGE.
Presente no evento a primeira-dama e Articuladora do UNICEF no município, Gabriela Yasmine Freitas, enalteceu o programa e sua importância para garantir o conhecimento e a defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, além de garantir o empenho da gestão na busca de resultados cada vez melhores no campo da primeira infância. “Participem, se envolvam durante e após a Semana do Bebê, essa participação é de suma importância, para o desenvolvimento de nossas crianças”, finalizou a primeira dama.
“Com base nas recentes constatações científicas de que os bebês se desenvolvem a partir da combinação entre a sua carga genética e as relações com as pessoas que os rodeiam, o filme trata sobre vários temas ligados à primeira infância: a importância do acesso aos direitos básicos, do afeto, a importância do vínculo, das brincadeiras, do incentivo à amamentação, a educação para a solidariedade, entre outros e tudo isso foi amplamente discutido pós-filme”. Comentou o presidente do Rotary, Clezivaldo Mizael.
“O “Cine Primeira Infância”, foi iniciado com o filme “O Começo da Vida” nesta noite, mas a proposta é levar para escolas, unidades governamentais e organizações sociais a apresentação deste material e de outros, com base a respeito do tema”. Comentou o vice-presidente do Rotaract Claudio Caique. Estudantes, pais e mães, profissionais de diversas áreas de atuação, membros do poder público e de organizações humanitárias assistiram ao filme e trocaram ideias a respeito dos temas abordados no longa-metragem.
O filme foi gravado em nove países. Estela entrevistou especialistas no desenvolvimento infantil e visitou famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais. Durante o processo, descobriu que proporcionar um ambiente com amor e segurança para as crianças nessa fase é o maior investimento que se pode fazer na humanidade. Conheça alguns dos temas discutidos pós-filme: Primeira Infância como campo interdisciplinar de conhecimento, responsável: Neide Mitomari. O desenvolvimento Cerebral na Primeira Infância, responsável: Jhonattan Fideles. Bate Bola (Ação e Reação), responsável: Martha de Souza. A criança e o meio, responsável: Lenalda Bezerra e Ana M. Cardoso. A importância do Vinculo, responsável: Silvinha Porfírio e Zelma Marino. Tornando-se Pais, responsável: Alexander Campos. Papel da Brincadeira e do Cuidado Familiar no Desenvolvimento Infantil, responsável: Priscila Mizael. Negligência, maus tratos e estresse tóxico, responsável: Aline Bento e Uma vila para criar uma criança, responsável: Saulo de Tarso.
Foi um momento produtivo de reflexão e discussão sobre temáticas pedagógicas e educacionais no desenvolvimento das crianças.
Fonte: Clezivaldo Mizael