Geral
Educação forma mais de dois mil alunos de cursos profissionalizantes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) concretiza mais uma ação em prol do desenvolvimento social, educacional e geração de emprego e renda, com a formatura de 2.035 estudantes participantes de cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil.
A cerimônia acontece nesta terça-feira (7), a partir das 14h, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá, envolvendo estudantes de todas as regiões de Alagoas, entre jovens e adultos.
Pelo Pronatec foram ofertadas 2,5 mil vagas e a primeira formatura ocorreu em fevereiro deste ano, com 1,5 mil formandos. Agora, são 500 formandos nos cursos técnicos de informática, segurança do trabalho, eventos, enfermagem, estética, radiologia e Libras.
O Programa Mulheres Mil, lançado em abril deste ano, também em parceria com o Ministério da Educação (MEC), visa a promoção da inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo desenvolvimento do seu potencial de mão de obra, bem como as suas vidas e de suas famílias. Foram ofertadas 2.300 vagas pela Seduc, que, agora forma sua primeira turma, beneficiando 1.535 mulheres alagoanas.
Para o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa Martins, estes resultados foram possíveis graças ao trabalho articulado e dedicação de profissionais e estudantes.
“É uma grata satisfação para nós que fazemos a Seduc concluir, numa perspectiva muito boa, a promoção de diversos cursos de programas sociais, em vários eixos, por todas as 13 Gerências Regionais de Educação. Esta formatura, para nós, é uma vitória, por termos avançado tanto e vermos tantas mulheres hoje inseridas no mercado de trabalho, graças à promoção do Mulheres Mil. E tudo isto foi possível também graças ao trabalho articulado que o Pronatec permitiu, mas, também, pelo planejamento da Seduc”, declara Ricardo Lisboa.
Comenda Pronatec
A cerimônia de formatura contará ainda com a entrega da Comenda Pronatec, com a premiação dos profissionais com atuação destacada para o sucesso destes programas na Seduc. O objetivo é reconhecer e motivar todos os envolvidos neste processo.
“A gente entende que muita gente contribuiu com o sucesso desses programas sociais e estamos na perspectiva e negociação com o Ministério da Educação para que possamos ofertar muito mais. Também estamos com cursos do Mediotec sendo ofertados em nossas escolas”, ressalta o superintendente.
Manuella Nobre/Ascom Seduc