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Sebrae Alagoas evoluiu no ranking da FNQ para maturidade da gestão


Os resultados qualitativos do ciclo 2016/2017 do Programa Sebrae de Excelência da Gestão (PSEG) foram apresentados aos colaboradores do Sebrae em Alagoas nesta segunda-feira (06), e afirmam o compromisso com a qualidade mantido por toda a instituição. Apesar de não revelar números, a avaliadora da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) divulgou que o Sebrae em Alagoas evoluiu em pontuação, mantendo-se na 5ª faixa de maturidade. A pontuação anterior era de 462 pontos, em uma faixa que se estende até 550 pontos.
A apresentação do diagnóstico qualitativo dos resultados de maturidade da gestão – pontos fortes, oportunidades de melhoria e boas práticas – foi conduzida pela avaliadora da FNQ Silvana Hoffmann, que acompanhou o Sebrae em Alagoas neste ciclo, observando suas práticas de gestão e resultados institucionais. Esses dados foram completados com a Autoavaliação realizada no último mês de setembro, que contou com a participação de colaboradores como avaliadores internos, tendo como foco a maturidade da gestão do Sebrae.
Ela mostrou que os pontos fortes de Alagoas são: exercício da liderança, utilização do MEG como instrumento de melhoria da gestão, Planejamento Estratégico, relacionamento com clientes, Gestão Ambiental, Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (TI), utilização do Sistema de Gestão de Pessoas - SGP 7.0, Gestão de Projetos - GEOR, Programa de Desenvolvimento e Avaliação dos Fornecedores (PDF) e o controle do orçamento.
Já as oportunidades de melhoria, que chamou de eixos fragilizadores, são a identificação dos elementos culturais, análise do desempenho operacional, utilização dos requisitos das partes interessadas, gestão de ativos intangíveis, tratamento de riscos, gestão dos conhecimentos importantes, atuação social, abrangência do mapeamento de processos, avaliação de desempenho de credenciados, além de benchmarking de produtos e processos.
A avaliadora elencou ainda boas práticas identificadas no Sebrae em Alagoas, como a certificação digital, realização do evento 'Café com a Direx', priorização das partes interessadas, processo de relacionamento com os clientes, priorização de aspectos da SWOT e o seu Comitê de Sustentabilidade - nesse caso, não por sua existência em si, mas pela forma como ele atua no Sebrae em Alagoas, como destacou Silvana.
“A excelência da gestão é um processo de médio e longo prazo. Nós estamos agora entrando no 5º ciclo, e o que se observa é uma evolução constante do nível de maturidade. A cada ano, o Sebrae em Alagoas vem evoluindo, e este ano não foi diferente”, afirmou Silvana.
O Sebrae em Alagoas iniciou os ciclos de avaliação do PSEG em 2012, uma caminhada realizada em conjunto com as unidades do Sebrae nos demais estados. Contudo, como apontou Silvana, é um caso de destaque por sempre ter apresentado evolução em seu processo avaliativo, algo que orgulha seus integrantes e atesta o comprometimento de todos, como apontou Roberval Cabral, diretor de Administração e Finanças em Alagoas.
“Estou aqui para, mais uma vez, mostrar que a Diretoria Executiva é comprometida com os processos. Nesse relatório, vimos nossos pontos fortes e aquilo que podemos melhorar em 2018 para, cada vez mais, avançarmos em nossa missão de ajudar as micro e pequenas empresas e colaborar para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil”, declarou Roberval.
A apresentação desta segunda foi feita para gerentes, avaliadores internos, multiplicadores da excelência e a equipe do PSEG no Sebrae em Alagoas, que é o Escritório de Processos da Unidade de Tecnologia de Informação e Processos (UTIP).
A avaliação da FNQ baseia-se no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e seus oito critérios, que abrem espaço para 23 itens de avaliação, dos quais 18 referem-se a processos gerenciais e cinco a resultados organizacionais. No total, são observadas 95 questões sobre 165 processos a cada ciclo no PSEG.
Fonte: ASN Alagoas