Geral
Undime: Nova diretoria quer fortalecer o papel da instituição em Alagoas

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, responsável pela articulação com os dirigentes municipais para garantir os instrumentos de gestão necessários. Além disso, serve de articulador, propositor de novas políticas e boas práticas para dar ao gestor a possibilidade de trocar informações e experiências para desempenhar seu papel no município, garantindo a aprendizagem do alunos. Em Alagoas, a Undime tem como presidente os secretário de Educação de Marechal Deodoro, Marcelo Beltrão.
Defensor da educação e qualidade como garantia de um futuro de oportunidades para crianças e jovens, a nova diretoria da Undime vem realizando um trabalho para fortalecer a instituição e, consequentemente, fortalecer o trabalho dos secretários municipais de educação não somente como gestor, mas com direcionamento voltado para melhorar a qualidade da educação nos municípios, com foco nos alunos.
Desde quando assumiu a gestão, em abril deste ano, o presidente Marcelo Beltrão vem promovendo capacitações e formações para os gestores municiais, como ciclos de palestras com diversos temas ligados à educação para dirigentes e técnicos.
“Nós estamos sempre promovendo encontros e formações para fortalecer a gestão dos dirigentes e melhorar a qualidade de ensino. A Undime tem a preocupação com os índices educacionais do Estado e os municípios são os responsáveis pela melhoria, já que noventa por cento dos alunos estão matriculados nas turmas de primeiro ao novo ano. Esta responsabilidade é dos municípios. Então desta forma, nós começamos a realizar um trabalho junto aos dirigentes no sentido de priorizar o ensino e aprendizagem dos alunos. Este é o novo foco e todas as ações das secretarias deverão estar voltadas para a melhoria deste processo”, explicou o presidente Marcelo Beltrão.
Além do fortalecimento dos dirigentes municipais, a Undime tem como principais pleitos o financiamento da Educação. O presidente defende que é preciso fazer com que todos os componentes que fazem a educação de qualidade sejam garantidos. “Temos hoje um peso muito maior, mesmo com todo o recurso de chega. A maioria dos municípios tem a maior parte dos recursos comprometidos com a folha de pagamento. Então um dos nosso papeis é orientar os planos de careira e remuneração, e buscar o financiamento necessário para garantir que todos os componentes sejam cada um com seu peso e sua importância. A Undime precisa fazer uma ponte entre o Governo Federal, com a nossa representação nacional, e os municípios”, defende Beltrão.
Representação na Undime Nacional
Diante do trabalho realizado à frente as Associação dos Municípios Alagoanos e como integrante da diretoria da Confederação Nacional dos Municípios, o presidente da Undime AL, Marcelo Beltrão, foi eleito Secretário Nacional de Finanças da Undime para o biênio 2017-2019, cujo presidente é secretário de Educação de Alto Santo, no Ceará, Alessio Costa Lima.
A eleição aconteceu durante o 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Fortaleza, em agosto deste ano.O secretário de finanças é a pessoa responsável para dar o equilíbrio financeiro à instituição.
“Estamos com a proposta de buscar autonomia financeira da Undime Nacional e tentado viabilizar a autonomia financeira das estaduais, a exemplo com o que aconteceu com outras instituições. Nosso objetivo é a que a Undime tenha capacidade de os desafios da política pública da educação”, disse o presidente.
Algumas capacitações e formações
- Capacitações regionais para os dirigentes da Educação sobre o Plano de Ações Articuladas, o PAR 2016-2019. Foi realizada uma em Arapiraca e uma em Maceió.
-I Ciclo de Formação para os Dirigentes Municipais de Educação, que discutiu sobre a Nova Base Nacional Comum Curricular
-Oficina do Conviva Educação, uma plataforma online que gerencia os avanços e a situação das secretarias municipais, trazendo melhorias na gestão administrativa e pedagógica.
Fonte: Ascom Undime/AL