Geral

Representantes do Sebrae participam de missão técnica internacional a Israel

01/11/2017
Representantes do Sebrae participam de missão técnica internacional a Israel

Israel é considerado um dos países mais inovadores do mundo. Por isso, entre os dias 03 e 12 de novembro, representantes do Sebrae em Alagoas e lideranças governamentais e não governamentais das áreas de agronegócios, tecnologia e gestão de recursos hídricos estarão no país para conhecer a indústria israelense de agrotecnologia, que é caracterizada pela intensa pesquisa e desenvolvimento de sistemas inovadores.

A missão visa ver de perto o ecossistema empreendedor e de soluções de gestão de água de Israel, considerado o mais inovador do mundo, sobretudo nas áreas de agrotecnologia, água e irrigação (reuso, reciclagem de água na agricultura e dessalinização), tecnologias limpas (eficiência energética, biocombustíveis e energia solar) e startups.

O grupo vai visitar, também, o Instituto Volcani, que é o Centro de Pesquisa Agrícola do Governo de Israel, que trabalha em linhas de pesquisa, como sobre a ciência das plantas, ciência animal, proteção vegetal, solo, água, engenharia agrícola, pós-colheita e ciência dos alimentos. O instituto opera quatro estações de pesquisa e serve como um centro de testes para produtos e equipamentos agrícolas, fazendo com que Israel, um país com pouquíssimos recursos para desenvolvimento da agricultura, tenha uma grande eficiência em produção agrícola.

De acordo com Vania Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, a missão pretende captar novas tecnologias de gestão de águas para utilização de imediato nos ambientes semiáridos do estado e construir relações institucionais para futuras parcerias entre organizações alagoanas e israelenses, visto as semelhanças em características socioclimáticas.

“A nossa grande expectativa para essa missão é firmar parcerias com instituições importantes, fazer alianças para desenvolver essas tecnologias ligadas aos recursos hídricos, energias renováveis e outros segmentos daqui de Alagoas”, destacou Vania.

O grupo será composto pelo diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes, Vania Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO), além de representantes do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição. Também farão parte da missão membros da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

Por que Israel?

Com apenas 69 anos de idade e 8,5 milhões de habitantes, Israel é um país que vem crescendo tanto economicamente – possui um PIB de US$ 291,5 bilhões – quanto culturalmente. Vale destacar que é hoje o 3º país mais inovador do mundo; é o 1º país em capacidade de inovação; e o 1º em densidade de capital de risco em startups fora dos Estados Unidos, ficando em 2º lugar se considerarmos todo o planeta.

Israel ainda é referência em soluções para escassez de água e conta com sistemas de tecnologias de irrigação agrícola, sistemas para reciclagem, reuso, purificação, dessalinização, armazenamento e transporte de águas residuais tratadas, tecnologias limpas inovadoras dos segmentos de energias renováveis (solar, eólica, etc.), sistemas de eficiência energética, de tecnologias ambientais, bem como soluções no segmento de biocombustíveis.

Agência Sebrae Alagoas