Geral

Senac orienta sobre segurança alimentar em palestras na Feira do Empreendedor

23/10/2017
Senac orienta sobre segurança alimentar em palestras na Feira do Empreendedor

Há, seis meses, Juliana Hofman e Isaac Barredas começaram a produzir maçãs gourmet por encomenda. A ideia surgiu durante uma viagem do casal à Disney e, atualmente, o cardápio reúne 12 sabores da iguaria. E foi em busca de mais conhecimento para tornar o negócio ainda mais atrativo que os dois participaram da oficina de Elaboração de Fichas Técnicas, promovida pelo Senac no último sábado (21.10), durante a Feira do Empreendedor 2017, evento realizado no Centro de Convenções no período de 18 a 21 de outubro. “Por meio da ficha, garantimos a padronização do produto e nos certificamos se o preço cobrado está correto”, destaca Juliana.

De acordo com a nutricionista, Mestre em Nutrição e instrutora do Senac, Taciana Rebelo, que ministrou a palestra, a ficha técnica é uma ferramenta prática de padronização, montagem e finalização e, por meio dela, é possível controlar compras e estoque, calcular custos e os preços de venda. “É o primeiro passo para o bom gerenciamento do empreendimento”, destacou ela, que também ministrou a oficina sobre os Critérios de Segurança na Cadeia Produtiva de Alimentos, realizada na sexta-feira (20.10), dentro da programação da Feira do Empreendedor. “Um dos critérios mais importantes para assegurar que o alimento está próprio para o consumo sem nenhum dano para a saúde do consumidor é o binômio tempo e temperatura, desde a escolha dos fornecedores até a distribuição do alimento”, explicou a palestrante que também é consultora do Programa Alimentos Seguros, pelo Senac.

Fernando Fernandes é graduando em Gastronomia e pretende abrir uma lanchonete ou um buffet ao concluir o curso. “Participar das palestras promovidas pelo Senac, durante este evento, está agregando valor à minha formação e orientando meus passos para a realização do meus sonho”, disse ele. “Os dois temas são carros-chefe da cozinha. É uma oportunidade para atualizar os conhecimentos”, agradeceu a Técnica em Nutrição, Maria Helena Marcolino, que também participou das palestras.

Durante o evento, o Senac, em parceria com a Fecomércio e o Sesc, também apresentou ao público informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela instituição por meio de um estande onde era possível tirar dúvidas sobre o melhor caminho a seguir para a construção de uma carreira profissional de sucesso. “Foram momentos enriquecedores por meio dos quais ficou evidente a importância da qualificação profissional para empreender”, finaliza Geilsa Martins, coordenadora de área do Senac.

Ascom Senac/AL