Geral
Maternidade aos 40 anos é uma realidade no século XXI, apontam estudos

Quando você irá engravidar? — esse é o questionamento por parte de familiares e a pergunta silenciosa que a sociedade faz à mulher que já passou dos trinta anos de idade. Em muitos países europeus, muitas mulheres optam pela maternidade na faixa dos 30 anos de idade e essa escolha geralmente está vinculada ao desejo da mulher em se estabilizar na carreira antes do exercício de ser mãe.
Biologicamente, a partir dos trinta anos de idade a reserva ovariana cai e conforme o tempo passa, fica mais difícil para a mulher engravidar. O fenômeno da gravidez tardia se refere à gravidez entre 35 e 40 anos de idade. E por que tem crescido tanto o número de mulheres que optam por engravidar na faixa dos 40 anos de idade?
Carreira e Maternidade no Brasil
Em estudo realizado em maio deste ano pelo portal de saúde Trocando Fraldas, ficou constatado que de 11 mil mulheres entrevistadas de todo o país, 56% considera improvável o sucesso profissional unido à maternidade. A mesma pesquisa mostrou que 3 a cada 7 mulheres têm ou tiveram medo de perder o emprego por conta da gestação.
Tecnologia a favor da escolha feminina
Mulheres conscientes das dificuldades para engravidar entre os 30 e 40 anos têm recorrido à medicina para a realização do sonho da maternidade. Atualmente é possível utilizar indutores de ovulação e realizar testes que podem indicar quando a mulher está ovulando. Este tipo de teste apresenta o resultado com apenas cinco minutos e possui alta sensibilidade, mostrando efetivamente se a mulher está no período fértil propensa a uma gestação.
Aos 20, 30, 40 anos... Você acredita que existe idade certa para ser mãe?
Estudo Carreira e Maternidade - www.trocandofraldas.com.br/estudo-maternidade-e-carreira-combinam-no-brasil-de-2017.
Daiana Barasa - Ascom Portal Trocando Fraldas