Geral

Aulão de preparação para a prova Brasil é realizado em escola de Coruripe

20/10/2017
Aulão de preparação para a prova Brasil é realizado em escola de Coruripe

DSC_0763A Secretaria Municipal de Educação de Coruripe (Semed) realizou na noite da última terça-feira (17), um aulão para cerca de 300 alunos dos 9º anos das escolas municipais: General de Góes Monteiro, Engenheiro Gutemberg Breda Neto e Liege Gama Rocha.

O tema utilizado para transmitir os conteúdos de forma diferenciada foi: “A mágica do conhecimento”, e os professores fantasiados de personagens trabalharam a aprendizagem de forma lúdica com foco na etapa final das ações do Projeto Ideb: Juntos nós podemos ir além! O qual tem o objetivo de preparar os alunos das escolas públicas municipais para participarem da Prova Brasil, melhorando assim o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a cada ano.

“Investir em educação é o primeiro passo para o mundo. Em Coruripe fazemos o nosso melhor para que nossas crianças e jovens tenham um futuro promissor, somos gratos pelo empenho das equipes que fazem educação com amor e dedicação em nosso município”, disse o prefeito Joaquim Beltrão.

Participaram do evento a equipe técnica/pedagógica da Semed, gestores e coordenadores das unidades escolares envolvidas, o secretário de educação, Artur da Rocha, o secretário de Saúde, Yvan Beltrão, além de pais e responsáveis pelos alunos.

O que é a Prova Brasil?

A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Quem faz a prova?

Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.

Participam as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas. Escolas com até 10 alunos nas séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos componentes do índice.

Secom Coruripe