Geral
Esmal leva palestra sobre ECA para 250 jovens do bairro Vergel do Lago


De acordo com a servidora do PCJE, Ana Valéria Moura Pitta, a escola, apesar de não ser uma das contempladas pelo programa, recebeu a visita da equipe após solicitação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Por conta de problemas e conflitos recorrentes, pediram que viéssemos conhecer os estudantes e buscássemos dialogar com os jovens, para tentar entender o que eles precisam e o que vem acontecendo na escola”, explicou.
“Conversando um pouco com os estudantes, foi possível perceber como o ambiente em que eles vivem é hostil e difícil. Promovendo o diálogo e trabalhando com a divulgação de informações importantes, estamos contribuindo para que os jovens construam um senso crítico, tenham condições de fazer escolhas e contribuam como cidadãos conscientes na sociedade”, afirmou a assistente social Edjane Padilha.
Após a atividade, os alunos tiraram dúvidas e expuseram os problemas enfrentados dentro e fora do ambiente escolar.
Para a diretora da escola, Maria Fabiana da Fonseca, muitos dos alunos não têm perspectiva de um futuro melhor, e projetos como este são importantes para mostrar que existem outras maneiras de crescer e lidar com as dificuldades. “A realidade externa, de violência e criminalidade, influencia fortemente no modo como eles agem aqui na escola. Trazer pessoas para conversar com os alunos é de extrema importância porque todos precisam de exemplos bons e de alguém que mostre que eles têm direitos também”, contou a diretora.
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL