Geral
Pão de Açúcar garante Complexo Nutricional em convênio com Estado

O dia que marca a luta em busca de melhores condições de vida para famílias que ainda passam fome no mundo foi celebrado com esperanças de dias melhores para a população mais de carente do município de Pão de Açúcar, com a assinatura de um convênio entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura.
Para Flávio Almeida, prefeito de Pão de Açúcar, o programa é sem dúvida um grande avanço e um novo desafio para o secretário do Trabalho e Assistência Social, Francisco Andrade, e para a primeira-dama Luciana Mariano, que juntos acompanharam a solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares, na manhã desta terça-feira, 17.
“Estamos dando um passo muito importante para os pão-de-açucarenses e principalmente para aquelas famílias consideradas carentes e que necessitam do apoio de programas sociais. Com a parceria firmada hoje, daremos uma melhor refeição e maior qualidade de vida para nosso povo”, destacou o prefeito.
Inicialmente o convênio contempla além de Pão de Açúcar, os municípios de Batalha, Marechal Deodoro, Pilar, Santana do Ipanema, São Sebastião, Teotônio Vilela, Cajueiro e Murici, totalizando nove cidades beneficiadas.
Dos R$ 350 mil já garantidos pelo Fundo de Erradicação a Pobreza (Fecoep), para a primeira fase - que é o processo de licitação e construção dos centros -, serão repassados 20% do valor total e, conforme forem sendo cumpridas as etapas, serão repassados gradativamente os recursos.
O governador Renan Filho disse em seu discurso que a ideia é expandir a iniciativa, paulatinamente, para todo o Estado.
“Estamos fazendo a nossa parte ajudando na construção. Caberá agora aos municípios custear os utensílios e as despesas com funcionários e toda manutenção do equipamento público”, enfatizou Renan.
“Já temos o espaço físico e o principal, a garantia dos recursos para a obra do Complexo Nutricional, ou Casa da Sopa, como é conhecido em Pão de Açúcar”, disse Flávio Almeida.
Mais uma vez o prefeito enalteceu o trabalho que o governador vem desenvolvendo em Pão de Açúcar, que além do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a Orla Fluvial – obra sonhada há décadas, a cidade ganha este espaço para acolhimento destas famílias em situação de vulnerabilidade social. Em dez meses de mandato, Flávio já garantiu três grandes obras para o município.
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, contou que os complexos nutricionais são um importante instrumento no combate à pobreza e as prefeituras estão conscientes disso. O secretário disse ainda que a aquisição de alimentos deverá ser feita por meio de chamada pública, beneficiando os agricultores familiares dos municípios atendidos.
A deputada estadual, Jó Pereira que também participou da assinatura garantiu total apoio aos municípios.
Fonte: Ascom Pão de Açúcar