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Maceió: estudos mostram crescimento do turismo de negócios e eventos

Na última semana, o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) e as entidades que compõem o seu conselho curador, como o Sebrae em Alagoas e a Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur), lançaram três estudos sobre o turismo na capital alagoana. O evento de lançamento foi realizado no Hotel Acqua Suítes, na Praia de Pajuçara, e reuniu empresários e representantes de organizações que fazem parte do trade turístico local.
Na oportunidade, Mauro Coutinho, consultor do Núcleo de Turismo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), apresentou o livro ‘Sustentabilidade e sugestões de boas práticas na realização de eventos em Maceió’, que traz alguns procedimentos para realização de eventos na cidade, o cenário dos eventos no Brasil e em Maceió, exemplos de práticas sustentáveis e seus benefícios.
Coutinho também abordou o panorama do turismo de negócios e eventos na cidade com base nos dados de pesquisa realizada pelo IABS nos anos de 2015 e 2016, ressaltando que, em média, por evento de grande porte (a pesquisa foi feita em 20 eventos), o gasto com serviços contratados localmente em Maceió chega ao valor de R$ 424 mil, totalizando quase R$ 7,9 milhões. Segundo esse estudo de impacto econômico, o gasto total dos participantes dos eventos pesquisados foi de mais de R$ 44,8 milhões, gerando um impacto de R$ 52,6 milhões na economia maceioense.
O consultor do IABS também reforçou a relevância dos estudos para trazer melhorias para o turismo local. “Estamos no ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento. É um ano extremamente importante para a nossa atividade turística e está totalmente de acordo com esses resultados levantados pelos estudos apresentados, seja no tocante ao turismo de negócios e eventos ou turismo sustentável. Por isso, é fundamental utilizarmos esses dados para tornar esse cenário cada vez forte”, frisou Mauro Coutinho.
Jair Galvão, secretário de Turismo de Maceió, também falou sobre alguns dados colhidos por meio dos estudos, que, segundo ele, servirão para conhecer melhor o turista, saber de onde ele vem, o quanto gasta, suas preferências e, assim, revelar as necessidades de investimento.
“Maceió é um destino naturalmente vocacionado para o lazer, mas o turismo de negócios e eventos tem desempenhado um papel importante nesse cenário, com o crescimento de 300% entre 2015 e 2016 no número de participantes de eventos. Essa conta deverá chegar a 120 mil participantes. Isso traz um impacto gigante na cidade e tem m papel fundamental para o equilíbrio da ocupação hoteleira e geração de fluxo estável, não somente na alta temporada, mas durante todo o ano. Esses estudos serão úteis para direcionar investimentos”, concluiu Jair Galvão.
Além de representantes do Sebrae em Alagoas, MC&VB, IABS e Semtur, o evento também contou com participantes de instituições como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Ascom Sebrae Alagoas