Geral

Seplag divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças

05/10/2017
Seplag divulga pesquisa de preços para o Dia das Crianças

Com o intuito de auxiliar os consumidores que desejam presentear as crianças no próximo dia 12 de outubro - Dia das Crianças -, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou uma pesquisa que analisa os preços dos produtos mais procurados na data comemorativa.

O levantamento, realizado em comparação aos mesmos produtos e preços do ano anterior, analisou, entre os dias 22 e 27 de setembro, as variações nos grupos de brinquedos, vestuários e calçados.

“O Dia das Crianças é a quarta data mais importante do ano para o comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Neste ano, estamos esperando um aumento no volume de vendas, uma vez que a economia já exibe sinais de recuperação”, explica o supervisor de Pesquisas da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da pasta, Gilvan Sinésio.

De acordo com ele, em 2017, a pesquisa apontou um aumento de 34,39% no preço dos carrinhos, que geralmente costuma apresentar variações em função da grande procura para a data.

“Além deles, os videogames, que vêm ganhando a preferência da criançada e atendem a todos os gêneros, também apresentaram uma variação superior, com alta de 13,65%. As únicas deflações presentes neste grupo foram as bolas, com -11,65%, e o skate, com -2,55%”, afirma Sinésio.

Outras opções

Quem vai optar por presentar os pequenos com roupas, no entanto, pode ficar mais tranquilo. É quem em relação ao ano passado, o grupo de vestuário apresentou uma queda na maioria de seus itens, principalmente nos conjuntos femininos (-8,65%), na calça feminina (-5,84%) e nas saias (-4,01%). Segundo o pesquisador, optar por produtos do grupo de calçados também pode ser uma boa pedida.fotos_ascom_seplag_20171004_1580335295

“A indústria de calçados sofreu um impacto positivo provocado pelo aumento de vendas do mercado interno e, consequentemente, os preços baixaram. A sandália masculina (-13,37%), a feminina (-9,29%) e o sapato feminino (-4,53%) foram alguns dos destaques do grupo. O interessante é pesquisar o máximo possível para conseguir o produto desejado pela criançada num preço que seja justo ao bolso dos pais”, explica o supervisor de Pesquisas da Seplag.

Para acessar o levantamento completo basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações.

Minne Santos/Ascom Seplag