Geral
Escola Sesi conquista 15 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes
04/10/2017


“Juntando com essas 15, agora já somamos 40 medalhas em três anos”, comemora o professor Urandy Carlos, que coordena as olimpíadas científicas na unidade escolar. O vice-diretor, Jeam Clemente da Rocha, ressaltou a dedicação da equipe e o destaque que o Sesi sempre obtém neste tipo de competição. “Recebemos a notícia das 15 medalhas com muita satisfação. O professor Urandy preparou bem os alunos e o resultado não poderia ser diferente”, disse.
A gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Cristina Suruagy, afirma que o resultado é uma prova de que o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Sesi está na direção correta em relação ao aprendizado dos alunos, por meio da tecnologia e da experimentação. “A gente une os conteúdos das disciplinas básicas da sala de aula com a dinamicidade dessas atividades como lançamento de foguetes, robótica e olimpíadas de matemática, promovendo uma aprendizagem mais significativa e mais próxima do aluno, porque se torna mais lúdica”, disse.
O lançamento dos foguetes, construídos pelos próprios estudantes com garrafas pet e propulsionados por reagentes químicos como água, vinagre e bicarbonato, ocorreu no último mês de maio, no Aeroclube de Maceió. A atividade extraclasse enriquece e facilita o aprendizado em disciplinas como Matemática, Química e Física. Também motiva os alunos para a vida. É o caso da medalhista de ouro Ana Júlia, 14 anos, estudante do 8° ano na Escola Sesi.
“Eu soube da competição no ano passado, quando vi a classificação dos meus colegas. Então, pedi ao professor Urandy para me colocar no projeto e ele me passou alguns conceitos sobre os foguetes como, por exemplo, colocar as aletas sempre retas. Como foi em cima da hora e não tive muito tempo para aprender sobre a construção de um foguete, peguei uma foto e fiz um igualzinho. Daí, coloquei ele para voar e ganhei uma medalha de ouro. Foi tudo muito rápido!”, conta.
O pai da aluna do Sesi, o bombeiro militar Valdemar Carvalho, avalia que a atividade é importante para o futuro de Ana Júlia. “É um aprendizado que é para o resto da vida. É só crescer e chegar numa faculdade com uma carga maior de conhecimento para enfrentar a vida lá fora”, declarou.
Mostra
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo.
Ascom Senai/AL
Últimas notícias
1