Geral

Palestra aborda planejamento financeiro em cenários de instabilidade econômica

04/10/2017
Palestra aborda planejamento financeiro em cenários de instabilidade econômica

Organizar as finanças é uma das principais atitudes que o empreendedor deve tomar para que sua empresa se mantenha firme no mercado e continue crescendo. Pensando nisso, o Sebrae em Alagoas, em parceria com o Banco do Brasil, promoveu em sua sede, na noite dessa segunda-feira (02), a palestra ‘Planejamento e controle financeiro em um cenário de instabilidade econômica e mercado competitivo’, ministrada por Gracindo de Andrade, consultor e instrutor credenciado à instituição.

O evento, voltado para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), faz parte da programação da Semana Nacional de Crédito, promovida em todo o país de 02 a 08 de outubro, oferecendo orientação para acesso ao crédito e renegociação de dívidas bancárias. Na oportunidade, Gracindo de Andrade destacou que os empresários devem ficar atentos aos fluxos da empresa (estoque, vendas, compras, fluxo de caixa) e às ferramentas de controle (contas a pagar e receber, movimento do caixa e fluxo de contas).

O consultor também enfatizou que o empreendedor deve prestar atenção aos principais motivos que têm feito as empresas fecharem as portas durante a crise: falta de planejamento (estratégico e financeiro); falta de controle; calcular preços sem incluir todos os custos e utilizando técnicas erradas; inadimplência; pró-labore elevado; misturar pessoa física com a jurídica; prazo longo oferecido ao cliente; antecipação de créditos (em especial de cartões); endividamento; e falta de capital de giro.

De acordo com Gracindo, com a instabilidade econômica vivida no Brasil, os empresários têm buscado mais orientação para reverter o quadro. “De olho nesses itens, o empresário pode manter a empresa mais competitiva. Com a crise, eles não estão mais esperando fechar as portas e partem logo para buscar uma consultoria. Eles estão muito mais conscientes e sabem que a orientação é necessária para que as empresas tenham saúde financeira. Vejo que eles ainda têm uma dificuldade muito grande quando o assunto é gestão financeira. É preciso fazer um controle, repensar as atividades e manter o negócio com menos dificuldade”, frisou.

Uma das participantes da palestra e que tem o perfil citado pelo consultor é Janaine Farias Belo, empresária da Laser Serviços Automotivos. Com a empresa há 15 anos no mercado, Janaine lembrou que já participou de outras ações promovidas pelo Sebrae para atender seu segmento e que busca, justamente, mais conhecimento para tornar a empresa ainda mais forte.

“Sempre tivemos todo o apoio do Sebrae e, agora, tenho certeza de que esse conteúdo passado aqui será bastante proveitoso. Vamos colocar em prática o que foi ministrado na palestra para trabalhar a gestão financeira da empresa de forma mais segura, com mais organização, a fim de melhorarmos cada vez mais”, afirmou Janaine.

Segundo Marcos Alencar, gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, a palestra também servirá para que as empresas busquem acesso ao crédito de maneira correta. “Outro objetivo dessa palestra foi fazer com que os participantes, nossos clientes e do Banco do Brasil, pessoas jurídicas, tenham acesso ao crédito de forma mais segura, dando aos clientes a possibilidade de obter conhecimento e orientação para fazer um planejamento antes de buscar crédito nos bancos”, informou.

Alexssander Ramirez, superintendente regional do Banco do Brasil, falou sobre a relevância de ver os empresários buscando novas alternativas dentro do atual cenário. “Fico muito feliz em ver o auditório lotado, com pessoas que fazem a diferença, os empreendedores. Mesmo com os sinais da crise, é gratificante ver pessoas que estão buscando soluções para que seus negócios sejam mais fortes, possam gerar mais empregos e contribuam com o crescimento do país”, concluiu.

Programação da Semana Nacional de Crédito

Em Alagoas, a programação da Semana Nacional de Crédito será estendida pelo Sebrae até o final do mês, com atendimento sobre orientação ao crédito, na sede, em Maceió e na Feira do Empreendedor, que será realizada entre os dias 18 e 21 de outubro, das 14h às 21h30, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, com a participação do Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste e Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas. A instituição também vai oferecer orientação e palestras em seus Escritórios Regionais de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo e em diversas Salas do Empreendedor no interior do estado.

Agência Sebrae Alagoas