Geral
Concertos Sesc Partituras chega a Arapiraca no próximo sábado, dia 7

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.
A música no Sesc
Atuando em todo o Brasil, o Sesc desenvolve projetos que visam fortalecer a produção musical das diversas regiões, oferecendo programações pautadas na diversidade de gêneros e estilos musicais e oferecendo ações formativas que possibilitam a qualificação de profissionais da área e o desenvolvimento de estudantes em processo de formação.
Em suas representações regionais o Sesc busca conhecer as produções locais, valorizando-as e incentivando-as através da contratação de artistas para suas programações. Através deste mapeamento visa também difundir nacionalmente projetos de maior relevância por meio das ações realizadas em parcerias com a Rede Sesc de todo o Brasil.
Neste contexto, os diferentes perfis de público, com ênfase nos comerciários, têm acesso a programações qualificadas e com grande potencial de ampliação da sua experiência estética, visto que os critérios de escolha se diferenciam e, portanto, se apresentam como alternativa às produções de caráter comercial.
Concertos Sesc Partituras
O projeto cumpre o papel de levar ao palco as obras que constam no acervo do site Sesc Partituras, realizando concertos simultâneos, promovidos pela Rede Sesc em todo o Brasil, apresentando programas diversos, construídos exclusivamente com obras do acervo.
Diversas formações – grupos câmera, orquestras, coros e solistas – sempre formadas por músicos locais, se apresentam em espaços qualificados, difundindo as obras de compositores brasileiros e estimulando a ampliação do acervo do site e a interação entre os artistas que o utilizam como ferramenta de estudo e pesquisa. A Camerata
Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes
A Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes/UFAL foi criada em abril de 2015 a partir de um projeto de extensão com o objetivo de trabalhar peças dos mais diversos períodos da música escritas para a formação camerística. Sob direção da Prof. Ms. Lílian Pereira, a Camerata tem seu núcleo de base com os instrumentos de cordas com arco mas, sobretudo, busca a interação com instrumentos de outros naipes, dando aos alunos a rica experiência de uma construção musical composta das mais diversas vozes instrumentais. O repertório trabalhado é vasto e vai desde o período Barroco até a produção contemporânea numa busca quase artesanal de produção das sonoridades características de cada período que nasce das proposições estéticas e históricas de cada compositor buscando, sobretudo, a valorização da música erudita instrumental brasileira.
Em novembro de 2015 e ETA/UFAL promoveu o I Encontro de Cordas e, a Camerata Acadêmica foi o núcleo da atividade contando com a primorosa participação do violinista ítalo-brasileiro, Alessandro Borgomanero que atuou como professor e solista. Em outubro de 2016 recebeu dois músicos solistas da UFPB para II Encontro de Cordas – Ulisses Silva e Victor Mesquita. Os dois Encontros aconteceram com a primorosa parceria do SESC/ALAGOAS.
A Camerata traça um caminho importante na formação musical de seus integrantes e pretende enriquecer ainda mais o cenário musical alagoano contribuindo para a formação de mais ouvintes, novos alunos e amantes da música buscando parcerias fora do ambiente acadêmico a fim de difundir a musica instrumental brasileira e de outros países.
Kleber Dessoles
Kleber Dessoles é professor de saxofone, clarineta e teoria musical da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), possui formação técnica em Música com habilitação em saxofone (2010), é bacharel em Música com habilitação em saxofone (2011), pós-graduado Lato Sensu em Música com ênfase em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI (2012) e mestre em Música na linha de pesquisa Processos e Dimensões da Produção Artística (2015), todos pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Possui experiência na área de Artes - Música, com ênfase na Performance, atuando principalmente sobre os seguintes temas: saxofone, performance, música de concerto para saxofone, música de câmara e ensino de instrumento.
Programa
Simão Pedro - Suite Sergipaniando: Xingó e Dança III
Rogério Borges - Suíte Minha História para Sax e Cordas: Solo Sax Kleber Dessoles Bença Mãe - Um frevo para Roldão - Pra mãe Nana Suíte Paraibana: Saga dos Paraíba - O Japa no forró - Forró do Zé Doidiça
Tom K – Cantigas e Cantares II
Concertos SESC Partituras Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes/UFAL Participação Especial do Saxofonista Kleber Dessoles Dia 07/10/2017 às 17h Teatro Hermeto Pascoal – SESC Arapiraca
Fonte: Ascom Sesc/AL