Geral

Profissionais e estudantes discutem os aspectos práticos no Direito

29/09/2017
Profissionais e estudantes discutem os aspectos práticos no Direito

02Terminou nesta quinta-feira (28), a I Semana Jurídica, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Maceió, com o tema “Aspectos Práticos no Direito”. Foram três dias de palestras, por meio das quais estudantes de diversas áreas tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento e sanar dúvidas.

A abertura do ciclo de palestras aconteceu na ultima terça-feira (26), com as palestras do Procurador do Ministério Público de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider; e do Procurador do Estado de Alagoas, Luis Vale. Schneider falou sobre o papel do Tribunal de Contas no controle da administração pública, e aproveitou o espaço para aproximar a sociedade da Corte, deixando claro que todos os cidadãos podem cobrar, fiscalizar e até mesmo denunciar irregularidades que possam acometer a administração pública.

“O papel da sociedade é muito importante no controle que o Tribunal de Contas exerce, seja por meio da denúncia ou até mesmo pela cobrança do nosso trabalho de fiscalização. Precisamos trabalhar ao lado das pessoas, e por isso é fundamental que as atividades das Cortes sejam mais conhecidas”, disse Schneider.

Outra discussão que movimentou a Semana Jurídica foi “A necessidade de modificação do Ensino Jurídico, em razão do sistema de precedentesvinculantes”, tema proferido pelo procurador Luis Vale. Na ocasião, ele falou da importância de haver uma mudança no ensino do Direito, visto que o modelo dogmático gera inúmeras deficiências no aprendizado do estudante e futuro profissional pela ausência da realidade da prática profissional. “Em virtude do sistema de precedentes vinculantes, é fundamental que a sala de aula discuta casos julgados, e alie a teoria e a jurisprudência a esses cases”, destacou o procurador.

Para a estudante de Direito da Uneal, Suzana Marques, falar sobre o ensino jurídico foi importante porque abordou uma temática que faz parte da sua realidade. “Eu adorei o tema porque me fez refletir sobre o meu aprendizado, sobre querer buscar mais conhecimento e não me limitar enquanto aluna. Vou levar para a vida a mensagem do Luis Vale ‘sobre estar fora da curva e fazer a diferença’”, disse Suzana.

Além destes, a programação contou com os temas “A missão de julgar: Dilemas e Responsabilidades”, com o Juiz do Trabalho da 10º Vara, Alonso Cavalcante; “A Tutela de Proteção à Personalidade Informacional”, com a Advogada e Diretora Acadêmica da EscolaSuperior da Advocacia, Raphaela Sant’ana; e “Norma Jurídica e o Construtivismo Lógico Semântico”, com o Advogado e Professor da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do Curso de Direito da Seune, Basile Georges.

Estudante da Uneal e um dos organizadores do evento, Paulo Borges, fez um balanço do que representou o evento para ele. “Foi ótimo, nós - alunos e professores - participamos ativamente, superamos todas as dificuldades e conseguimos trazer palestrantes de altíssimo nível. Aprendemos muito com cada um deles. Já estou na expectativa para os próximos eventos”, disse o estudante. O evento também reuniu, na capital alagoana, o chefe de gabinete da Uneal, Odilon Máximo; o diretor do Campus VI, Edel Guilherme; e a coordenadora do curso de direito em Maceió, Ilda Acioly.

Na abertura do evento, Odilon Máximo, chefe de gabinete da Uneal, comemorou a criação do Curso de Direito da Universidade em Maceió, que está em seu primeiro ano na capital. “É mais uma porta para o ensino público superior, mais uma chance para pessoas que não têm condições financeiras para pagar uma faculdade particular poder estudar. Agora, Maceió não tem apenas um curso de Direito público, tem dois. Chegamos à capital para fazer a diferença”, pontuou Odilon Máximo.

No encerramento da I Semana Jurídica, a coordenadora do curso de direito em Maceió, Ilda Acioly, agradeceu a participação dos palestrantes e do público, e lembrou “Trabalhamos esse projeto dentro da sala de aula, e ele tomou esta proporção. Só temos o que agradecer, pois aprendemos muito, compartilhamos conhecimento e firmamos o Curso de Direito da Uneal em Maceió para a comunidade acadêmica do Estado, comemorou.

Milena de Andrade/Assessoria