Geral

Sebrae e BSM Steak promovem 1º Workshop de Carnes Especiais na Barra

26/09/2017
Sebrae e BSM Steak promovem 1º Workshop de Carnes Especiais na Barra

Chefs, cozinheiros, produtores de carnes premium, churrasqueiros profissionais e de fim de semana tiveram uma programação especial no último sábado (23). Eles estiveram reunidos na Villa Niquin, na Barra de São Miguel, para o Workshop do 1º Steak Premium Festival de Carnes Especiais, que teve como objetivo ensinar os participantes a fazer um bom churrasco e aproveitar o melhor de cortes e carnes especiais.

Na oportunidade, Edd Campos, mestre churrasqueiro do BBQ Club e um dos principais especialistas no assunto no país, abordou temas como o mercado de carnes de qualidade, os tipos de lenha e carvão utilizados na formação do braseiro, os segredos de um bom churrasco, utensílios, os diversos tipos de sal e métodos de cocção das carnes.

Alguns dos cortes utilizados por Edd Campos durante o workshop foram: T-bone, Short Rib, Tomahawk, Costela de Cordeiro, Porterhouse, Country Rib, Ribeye Steak e até peixe pirarucu. Entre os acompanhamentos ensinados pelo churrasqueiro estiveram a macaxeira, vegetais, batatas rústicas e a receita do chimichurri, tradicional molho argentino utilizado em churrascos.

Sobre o mercado de carnes, Edd enfatizou que o Brasil tem cerca de 23% do gado mundial, sendo o segundo produtor no mundo. Campos também falou sobre o crescimento do mercado de carnes especiais no país e a importância de eventos como o Workshop para disseminar mais o consumo de carnes nobres.

“Há mais ou menos dois anos, nasceu um movimento forte de pessoas que gostam de um churrasco feito com carnes especiais. Essas pessoas começaram a fazer vários eventos pelo Brasil todo, e isso tem crescido. Muitos produtores lá do sul nem imaginam que estamos começando isso aqui em Alagoas. Espero que, desse evento, saiam multiplicadores dessa cultura. Não é apenas pelas carnes de alto padrão, mas também pela essência do churrasco, que é a confraternização, é estar entre amigos”, frisou Edd.

De acordo com Vânia Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, o evento serviu para aproximar a instituição desse público e contribuir com o fortalecimento do segmento de carnes especiais no estado, preparando produtores e o mercado consumidor, por meio do Projeto Bovinocultura de Corte no Agreste e na Mata Alagoana.

“É importante realizar eventos assim para que o público conheça as mudanças da culinária e passe a agregar um maior valor à carne, valorizando também o produtor, que passará a se adequar a um manejo melhor, para ofertar carnes com mais qualidade e sabor. Além disso, essa iniciativa vai conscientizar os produtores para que eles possam ver que há mercado, e que esse tipo de produto está ganhando visibilidade. Essa é a grande intenção do Sebrae, trabalhar o mercado e esse nicho com um valor agregado”, pontuou Vânia.

Um dos produtores participantes do workshop foi Marcus Vasconcelos, proprietário do Rancho Riachão, em Murici. Criador de gado da raça Sindi, do Paquistão, e ovinos Santa Inês e Dorper – este último, original da África do Sul –, o empresário já se prepara para começar a fornecer carnes especiais, embora esteja ciente dos gargalos que o segmento ainda encontra em Alagoas.

“A maior dificuldade de fazer esse segmento alavancar é a concepção de mercado. Ainda tem pessoas que qualificam os produtos premium como um produto comum. Mas, às vezes, o consumidor não sabe que para produzir aquele tipo de carne existe um custo elevado. Quando a gente passa a ter eventos como esse workshop, trazendo degustação e um entendimento do que é aquele produto, a gente consegue mudar o cenário. O ideal é fazer um calendário, uma agenda de eventos assim, com mais workshops, com rodadas de negócio, para atrair mais gente e ajudar a consolidar esse mercado aqui”, argumentou Vasconcelos.

Filipe Lopes, empresário da BSM Steak, lembrou sobre como surgiu a ideia de trazer o evento para a Barra de São Miguel, lugar que passará a contar com o BSM Steak Bar, a partir do próximo verão, ofertando pratos com carnes premium. Filipe lembrou que eventos diferenciados como o festival e o workshop podem atrair mais visitantes para o local.

“Enxergamos uma necessidade de atender a alta culinária, um cliente mais exigente, que quer degustar uma carne premium. Alagoas precisa disso para fortalecer ainda mais a cadeia da carne no estado. Escolhemos a Barra pelo potencial que ela tem para receber eventos importantes, turistas brasileiros e estrangeiros. Foi por isso que o Sebrae abraçou nossa ideia e convidou esses empresários, criadores e frigoríficos para que eles entrem nesse mercado de carne de qualidade. Além disso, contribuímos com a cultura do churrasco e a confraternização que ele traz”, finalizou o empresário.

Agência Sebrae Alagoas