Na manhã desta sexta-feira, 22, a prefeitura de Maragogi, via Coordenaria da Juventude, lançou o programa Identidade Jovem (ID Jovem). O programa ambiciona atender a mais de quatro mil jovens no município.
O evento lotou o auditório do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, e contou com a presença do prefeito Sérgio Lira, que, em seu breve discurso, disse que sentia falta de políticas públicas. “Juventude é um desenho. É a esperança.” No final, Lira falou que tem dado chance aos jovens na sua administração e pediu para que eles continuem estimulando seu governo.
Prestigiando o evento, o chefe de gabinete, Antônio Lyra, acentuou as palavras do prefeito: “Políticas públicas sempre foi o objetivo dessa administração.” Representando a Educação Municipal, a secretária executiva, Zety Sapucaia, enalteceu a figura do jovem: “Nós não temos o jovem como o futuro; mas como o hoje.” Dácio Camerino, diretor do Ifal, educador de longas datas, abordou ligeiramente a questão do preconceito: “É a juventude que transforma”.
O coordenador da Juventude de Maragogi, Davi Cavalcante, esclareceu que o programa, no âmbito municipal, terá parceria com a Secretaria de Assistência Social, e possui ações efetivas para mudar a vida dos jovens maragogienses. “Maragogi será exemplo para a região norte”, enfatizou Davi.
Também chamada para compor a mesa, a superintendente estadual da Juventude, Maria Lucyelma, disse que “não adianta pensarmos no futuro dos jovens se não os trabalhamos hoje.” Giliane Batista, gerente de políticas públicas para a juventude, e Thiago Souza, supervisor de mobilização e participação da juventude, foram outros nomes que vieram representar o Governo do Estado.
O enviado do Governo Federal foi Emerson Ribeiro, mobilizador da Secretaria Nacional da Juventude. Ele explanou o programa e parabenizou o município (pelo lançamento) e os jovens (pela mobilização). “Esse programa será um marco no município. Diversas políticas serão executadas”, disse Emerson.
O evento ainda contou com as presenças dos secretários municipais Márcia Fidelis, da Secretaria de Emprego e Geração de Renda; Enildes Barbosa, da Assistência Social; Gabriel Vasconcelos, do Meio Ambiente; do presidente da Câmara Municipal, Zezinho do Vane; do líder do governo na Câmara, o vereador Dani da Elba; e dos jovens que integram a Coordenadoria da Juventude, Ruan Calaça, Tárcio Galvão e Netinho Lira.
Programa ID Jovem
É um programa do Governo Federal, a partir do dia 22 deste mês, destinado aos jovens que são de renda familiar mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal e com os dados atualizados há pelo menos 24 meses.
Maragogi é a primeira cidade do litoral a disponibilizar o serviço. Para ter acesso ao programa, basta baixar o aplicativo do ID Jovem por meio do site da Caixa Econômica Federal. O programa garante, além de outros benefícios, a meia entrada em cinema, estádios, museus; além de garantir quatro cadeiras em ônibus interestaduais, dois a nível 100% e mais dois a nível 50%. O programa Voz da Juventude é de autoria da Coordenadoria da Juventude, onde o principal objetivo é colher dos jovens suas principais reivindicações através de palestras, debates e sabatinas.
Segue a Semana da Juventude
Nesse sábado, 23, às 8h00, acontecerá o torneio em homenagem ao jovem que morreu precocemente, Erick Ferreira, que contará com a participação de seis equipes que serão compostas por amigos de Erick. Acontecerá no campo de São Bento, e contará com a presença da jogadora “Pretinha”, da seleção brasileira.
Às 20h00, o Festival da Juventude encerra o evento com shows na orla marítima de Maragogi, com os cantores Korelly Mello e Edson Razek.
Fonte: Ascom Maragogi