Geral

Carnes especiais foram grande atração do 1º Meat Experience em Alagoas

25/09/2017
Carnes especiais foram grande atração do 1º Meat Experience em Alagoas

Bombom de alcatra, bisteca Fiorentina, Porterhouse, T-bone, assado de tira, cortes de Angus Black. A carne, realmente, foi a grande atração da noite dessa quinta-feira (21), no primeiro Meat Experience, realizado no Restaurante Divina Gula, em uma iniciativa pioneira no estado, conduzida pela BSM Steak e Sebrae em Alagoas. Além de mostrar aos produtores de carne locais que há público para um produto aprimorado, o evento destacou como cada vez mais as pessoas procuram entregar-se a uma boa experiência gastronômica.

À frente dos pratos e da churrasqueira, os chefs Fernando Costa, do Fusion Grill, e Vitor Generoso, do Divina, preocuparam-se em mostrar aos participantes as formas de preparar os diferentes cortes de carne e os melhores acompanhamentos para destacar seu sabor. No público, amantes da boa cozinha, empresários do segmento de alimentação e até mesmo formadores de opinião, como o digital influencer Eduardo Costa, mais conhecido como o ‘Pai das Marias’ no Instagram.

“Eu sou apaixonado por carne e, principalmente, por churrasco. Tem cortes que eu nem imaginava que existia. Eu vim para conhecer, claro, mas vim para comer, para provar os cortes que eu sei que são deliciosos, ainda mais com os acompanhamentos de dois chefs fantásticos”, contou Eduardo.

Simone, sua esposa, foi rápida em defender que mulher também gosta de carne e de churrasco, uma forma a mais de reunir amigos e família. “Todo mundo gosta do churrasco. A gente fica condicionado a comer sempre os mesmos pedaços de carne, às vezes, conhece algo diferente, mas não tem tanto acesso, ou acha que não sabe fazer, que é uma maneira muito mais difícil. Esse evento foi uma oportunidade de aprender novos cortes, novas maneiras de preparo para aprimorar o churrasco”, defendeu.

Outro curioso presente no Meat Experience foi o empresário Carlos André Romão, que trabalha no ramo de carnes, junto a restaurantes. Ele já participou de um evento similar no Recife e achou positivo não ter que sair de perto de casa para apreciar boas carnes dessa vez. “Acho interessante que esses eventos sejam realizados em Maceió, para preencher uma lacuna no conhecimento do pessoal sobre essas carnes e cortes especiais no mercado. Venho como um curioso para o trabalho, mas também como um apreciador de carnes”, ponderou.

_JUL5394.Flávio_CarvalhoEsse foi o espírito destacado pelo chef Fernando Costa, à frente da estação de carnes. “O pessoal de Maceió está ficando muito exigente, viajando muito, conhecendo coisas que antes não tínhamos aqui. A tendência é esta: trocar aquele churrascão tradicional, quando as pessoas compravam uma carne no açougue, sem qualidade, por algo mais apurado. Hoje, as pessoas não querem quantidade, querem qualidade, tanto que as boutiques de carne estão se sobressaindo mais do que as churrascarias com rodízio”.

Seu colega Vitor Generoso fez coro à afirmação. “Queremos mostrar como preparar cortes diferentes de carne com acompanhamentos que deixam destacar mais o sabor. Mostrar que tem carnes que podemos fazer na frigideira, no forno, na churrasqueira. Optamos, dessa vez, pela churrasqueira, pelo gosto da brasa, mais defumado, mas indicamos também os cortes que podem ser feitos de formas diferentes. Nesse evento, optamos por trazer mais a experiência da carne”, explicou.

Um roteiro por Alagoas

Flávio CarvalhoBoas experiências gastronômicasBoas experiências gastronômicasPara os organizadores, o Meat Experience foi só o começo, já que, nesse sábado (23), foi a vez do Steak Premium Festival de Carnes Especiais, com workshop do chef Edd Campos na Villa Niquin. “Tivemos um evento muito bacana, para trazer uma qualidade de carne ao público alagoano que estava carente desse mercado. Com essa parceria com a BSM, que traz essas carnes para cá, acredito que vamos fazer desses eventos um marco em Alagoas”, relatou Lucas Lisboa.

Seu sócio, Filipe Lopes, lembrou que as parcerias com o Sebrae em Alagoas e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ajudaram a tornar o evento grandioso e ainda mais especial para o público. “A partir do momento que fizemos parcerias, a resposta foi muito boa. Em relação à repercussão, foi mais do que esperávamos, tanto por ser o primeiro evento, quanto por ser em um tamanho maior. Vamos fazer um roteiro por Alagoas, vai ter churrascada pelos quatro cantos do estado. Queremos mostrar também que essas carnes não são só feitas na grelha, que na frigideira, ou de uma forma mais gourmet, em um apartamento, elas ficam legais também”, incentivou Filipe.

Presente no Meat Experience, o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes, lembrou que o objetivo da instituição em todo esse processo é incentivar os produtores locais e mostrar o potencial de mercado nas carnes especiais. “Queremos mostrar que tem espaço para uma carne diferenciada, com muito valor agregado, um produto sofisticado. Nosso interesse é desenvolver a cadeia de carne, e isso vai desde o início: com a produção de um boi qualificado e um abate adequado, até que essa carne chegue ao consumidor. Existe espaço para isso, para um nível de sofisticação de um público mais exigente”, afirmou Ronaldo Moraes.

Fonte: ASN/AL