Geral

Governador inaugura obras do programa Vida Nova nas Grotas em Ouro Preto

23/09/2017
Governador inaugura obras do programa Vida Nova nas Grotas em Ouro Preto
 

Um colorido revestido de satisfação se espalhou e tomou conta da Grota do Ouro Preto, em Maceió. A joia lapidada e entregue à comunidade na manhã deste sábado (23) foi resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Vida Nova nas Grotas, executado pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

O governador Renan Filho e o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram as obras de mobilidade urbana executadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que beneficiam cerca de dois mil moradores.

"No mês do Bicentenário, queremos passar aqui uma mensagem de inclusão social para as pessoas que vivem nas metrópoles brasileiras e que necessitam muito que o poder público olhe para elas, faça investimentos nas proximidades de suas residências, que facilite a ida ao trabalho, a volta pra casa; que garanta mais segurança e a prática esportiva. É isso que o Vida Nova nas Grotas faz: leva esporte, cultura, acesso ao microcrédito, leva melhor mobilidade e mais segurança às pessoas", declarou Renan Filho.

IMG_20170923_124027_272Dentro do Vida Nova nas Grotas, que inclui ações de desenvolvimento social e econômico, inclusão produtiva e prevenção à violência, foram construídos mais de 1.600 m² de passeio, quase 450 metros lineares de escadaria, 1.500 de corrimão e 60 metros de pontilhões na Grota do Ouro Preto. Para drenar e conter as enxurradas, quase mil metros lineares de meio fio, 221 metros de canaletas e mais de 160 metros lineares de muros de contenção foram instalados na comunidade.

"É impressionante as melhorias. Melhorou tudo: a limpeza, a segurança, deu um colorido especial. Aqui era só lama, quando chovia. Melhorou muito", enfatizou a dona de casa Selma Alves, que mora há 28 anos no Ouro Preto. Torcedora do CSA, ela pediu para tirar uma foto com o governador, segurando a camisa do clube alagoano, prestes a subir para a série B do futebol nacional.

Além do Ouro Preto, outras 25 grotas são contempladas com serviços de mobilidade urbana, sendo quatro entregues e mais 21 em fase de execução. A expectativa é que, até o final do ano, os serviços de mobilidade do Vida Nova nas Grotas cheguem a 40 comunidades de Maceió.IMG_20170923_125022_543

O Vida Nova nas Grotas também absorve a mão de obra dos moradores das comunidades beneficiadas. É o caso do pedreiro Henrique Cavalcante. "Morar aqui e trabalhar aqui me deixa muito feliz, é um sonho realizado", declarou o trabalhador da construção civil.

"O sentimento de pertencimento desta comunidade é o mesmo sentimento que eu tenho, por ser morador desta região", afirmou Mosart Amaral.

IMG_20170923_125652_678Segundo o governador, além da ONU, entidades como o Sebrae e a Defensoria Pública já manifestaram interesse de serem parceiras do Programa Vida Nova nas Grotas. O defensor público geral, Ricardo Melro, prestigiou o evento.

Renan Filho fez o plantio de uma muda do Programa Mini-Horta Viva, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que incentiva a produção de hortaliças e ervas medicinais nas residências localizadas nas grotas de Maceió atendidas pelo programa. Nas grotas da capital, moram cerca de 250 mil pessoas.IMG_20170923_125219_036

Outros atos públicos ainda estão previstos para acontecer dentro das comemorações dos 200 anos de Alagoas. Nos dias 3 e 4 de outubro, a comitiva do Governo do Estado passará por Porto Calvo e Marechal Deodoro, respectivamente, para resgatar as origens de Alagoas e, no dia 7 de outubro, o ato será na Serra da Barriga, em União dos Palmares, em defesa da igualdade racial e da liberdade.

A solenidade deste sábado reuniu secretários de Estado, deputados estaduais, lideranças comunitárias, dentre outras autoridades.

Severino Carvalho/Agência Alagoas