Geral
Semarh promove doação de 60 mudas da espécie Moringa

O Dia Mundial da Árvore é celebrado nesta quinta-feira (21), às vésperas da primavera. Em alusão a data, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoveu a doação de 60 mudas de Moringas para os servidores da pasta.
A proposta de realizar a doação de mudas é para conscientizar cada servidor em não só preservar o meio ambiente, como também, alertar para a importância de se plantar uma árvore e nada melhor do que iniciar esta atividade no Dia da Árvore.
O secretário Alexandre Ayres, participou da doação e na ocasião ressaltou a importância de cada um proporcionar o cultivo junto da família para que a preservação do meio ambiente seja disseminada. “Com essa iniciativa, é importante propagar a preservação do meio ambiente, levar consciência ambiental não só para os servidos e sim para todos”, comenta.
Por toda Alagoas, a Semarh já realizou a distribuição de 1.500 mudas da espécie Moringa em assentamentos. Domênica Didier, assessora técnica e bióloga, explica como nasceu a vontade de arborizar o mundo.
“Conheci a Moringa em 2010, na cidade Glória de Goitá, em Pernambuco. Lá, me admirei com um trabalho voltado para as crianças carentes, onde a Moringa era a principal fonte de alimentação para as crianças, a partir daí, comecei esse trabalho em Alagoas”, conta.
Na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foi criado um bosque e 100 mudas que foram plantadas há três meses, já estão ganhando formas de árvore e a folha já está sendo usada na preparação de sucos.
Domência ressalta ainda os benefícios que a ingestão da folha da moringa traz á saúde. “A Moringa possui nove aminoácidos e também tem 35% de proteína. A árvore também é forrageira, serve de alimento para aves, caprinos e ovinos”, explica.
A servidora Laís Acyoli foi uma das beneficiadas com a doação das mudas e destacou que vai dar de presente para sua filha de apenas um ano e meio. “Vou plantar junto com minha filha para ela crescer aprendendo a importância de plantar e preservar o meio ambiente”, declara Laís.
Débora Rosset/Ascom Semarh