Geral
Mais de mil pessoas são beneficiadas com o projeto ‘Conheça o Samu’

Nos três dias do Projeto ‘Conheça o Samu’, iniciado na terça-feira (12), 1.075 pessoas visitaram o estande montado no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. A ação, que se encerrou nesta sexta-feira (15), teve como objetivo levar informações à população e mostrar os serviços que são prestados à sociedade, aumentando a interação com os alagoanos.
Na ação, técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estudantes da Universidade Tiradantes (Unit) mostraram como atuam os socorristas para salvar a vida de milhares de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito. Também foram enfocadas as orientações que são prestadas sobre as emergências mais comuns, a exemplo de engasgos e quedas da própria altura.
E ao visitar o estande do Samu, no Calçadão do Comércio, a população teve a oportunidade de se informar sobre como agir em casos de queimadura, choques elétricos e quais os procedimentos que devem ser adotados no caso de parada cardíaca.
O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destacou o trabalho e a importância que o Samu desenvolve com relação ao atendimento gratuito à população.
“É importante participar e contribuir com essa programação, que esclarece assuntos muitas vezes despercebidos da população. O Governo do Estado tem dado toda a atenção à saúde, especialmente ao Samu. A prova disso é que adquirimos 40 novas ambulâncias e colocamos um novo helicóptero para sobrevoar os municípios alagoanos”, afirmou.
Trotes
O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre os trotes que trazem transtornos e fazem com que o Samu deixe de prestar atendimento a quem realmente precisa do serviço.
“Essa ação é também uma forma de orientar e conscientizar a população no sentido de evitar o trote, visto que o deslocamento de uma ambulância a uma ocorrência falsa gera consumo de combustível, desgaste do equipamento e das equipes”.
Cristian Teixeira ressaltou que, a partir do momento em que o cidadão passa o trote, ele está dificultando o trabalho dos profissionais e, principalmente, do cidadão que mais precisa deixa de ser atendido.
“Só em agosto, o Samu registrou 38.359 ligações e, desse total, 24.624 foram trotes. Também tiveram 2.879 ligações indevidas, 4.250 transferidas para o médico regulador, 4.110 para as ambulâncias 2.496 repetidas de ocorrências informadas anteriormente”, informou.
Beneficiados
Gilda Flores, de 52 anos, foi uma das milhares de pessoas que participaram das atividades. Ela chegou logo cedo para fazer o teste de glicemia. “Eu fiquei sabendo pelo site que aqui estava fazendo esse teste e decidi vir fazer. Também aproveitei para conhecer sobre o serviço que o Samu desempenha. É um serviço com qualidade, eficiência e, acima de tudo, humanizado, com profissionais qualificados”, elogiou.
A dona de casa Rosivânia Amaral do Nascimento, de 44 anos, fez questão de ser uma das primeiras da fila para aferir a pressão. Ela elogiou a iniciativa da Sesau e afirmou que se sentiu valorizada. “Pude fazer o teste de glicemia e verificar a pressão arterial, que, graças a Deus, estão sob controle. Além disso gostei bastante de receber as dicas de primeiros socorros e conhecer o trabalho que é feito com tanta dedicação pelo Samu”, disse.
Marcel Vital e Arnaldo Santtos/Ascom Sesau