Geral

Mais de mil pessoas são beneficiadas com o projeto ‘Conheça o Samu’

17/09/2017
Mais de mil pessoas são beneficiadas com o projeto ‘Conheça o Samu’

Nos três dias do Projeto ‘Conheça o Samu’, iniciado na terça-feira (12), 1.075 pessoas visitaram o estande montado no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. A ação, que se encerrou nesta sexta-feira (15), teve como objetivo levar informações à população e mostrar os serviços que são prestados à sociedade, aumentando a interação com os alagoanos.

Na ação, técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estudantes da Universidade Tiradantes (Unit) mostraram como atuam os socorristas para salvar a vida de milhares de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito. Também foram enfocadas as orientações que são prestadas sobre as emergências mais comuns, a exemplo de engasgos e quedas da própria altura.

E ao visitar o estande do Samu, no Calçadão do Comércio, a população teve a oportunidade de se informar sobre como agir em casos de queimadura, choques elétricos e quais os procedimentos que devem ser adotados no caso de parada cardíaca.

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destacou o trabalho e a importância que o Samu desenvolve com relação ao atendimento gratuito à população.

“É importante participar e contribuir com essa programação, que esclarece assuntos muitas vezes despercebidos da população. O Governo do Estado tem dado toda a atenção à saúde, especialmente ao Samu. A prova disso é que adquirimos 40 novas ambulâncias e colocamos um novo helicóptero para sobrevoar os municípios alagoanos”, afirmou.

Trotes

foto_carla_cleto_20170915_1025855610O secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre os trotes que trazem transtornos e fazem com que o Samu deixe de prestar atendimento a quem realmente precisa do serviço.

“Essa ação é também uma forma de orientar e conscientizar a população no sentido de evitar o trote, visto que o deslocamento de uma ambulância a uma ocorrência falsa gera consumo de combustível, desgaste do equipamento e das equipes”.

Cristian Teixeira ressaltou que, a partir do momento em que o cidadão passa o trote, ele está dificultando o trabalho dos profissionais e, principalmente, do cidadão que mais precisa deixa de ser atendido.

“Só em agosto, o Samu registrou 38.359 ligações e, desse total, 24.624 foram trotes. Também tiveram 2.879 ligações indevidas, 4.250 transferidas para o médico regulador, 4.110 para as ambulâncias 2.496 repetidas de ocorrências informadas anteriormente”, informou.

Beneficiados

foto_carla_cleto_20170915_2085764292Gilda Flores, de 52 anos, foi uma das milhares de pessoas que participaram das atividades. Ela chegou logo cedo para fazer o teste de glicemia. “Eu fiquei sabendo pelo site que aqui estava fazendo esse teste e decidi vir fazer. Também aproveitei para conhecer sobre o serviço que o Samu desempenha. É um serviço com qualidade, eficiência e, acima de tudo, humanizado, com profissionais qualificados”, elogiou.foto_carla_cleto_20170915_1436027311

A dona de casa Rosivânia Amaral do Nascimento, de 44 anos, fez questão de ser uma das primeiras da fila para aferir a pressão. Ela elogiou a iniciativa da Sesau e afirmou que se sentiu valorizada. “Pude fazer o teste de glicemia e verificar a pressão arterial, que, graças a Deus, estão sob controle. Além disso gostei bastante de receber as dicas de primeiros socorros e conhecer o trabalho que é feito com tanta dedicação pelo Samu”, disse.

Marcel Vital e Arnaldo Santtos/Ascom Sesau