Geral
PCJE promove mais uma edição da campanha 'Adote um idoso'


A campanha 'Adote um idoso' tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita entre os jovens, além de promover o afeto e interação entre gerações. O projeto desenvolvido com os alunos e os idosos do abrigo é resultado de uma parceria entre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
De acordo com a vice-diretora da escola, Maria Ângela Sanartin, os alunos ficam ansiosos pelas visitas e já consideram os idosos como amigos. "Eles perceberam a carência dos senhores e se mostram muito solidários com o projeto. Muitos ficam perguntando sobre as próximas visitas e se empenham muito para escrever as cartas", afirmou.
"Essa é uma das ações mais bonitas desenvolvidas pelo PCJE porque possibilita essa interação entre as gerações e planta uma semente de cidadania no coração dos jovens" completou a vice-diretora.
Contente por receber os estudantes no abrigo, o senhor Luiz Vieira Amaral, de 72 anos, escutou a leitura da carta, feita pelo jovem José Vitor de Araújo, de 15 anos, e aproveitou para jogar conversa fora. "É uma satisfação receber eles aqui. Nós gostamos bastante de receber visita e ter alguém para conversar", disse.
Este quarto encontro entre os alunos e os idosos marca a reta final do projeto. A última visita do ano está programada para o dia 25 de setembro, sendo que esta contará com a presença dos padrinhos.
Graça Souto, madrinha do senhor Luiz Frazão, e as alunas da Escola Municipal Antídio Vieira (Foto: Itawi Albuquerque)
A servidora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Graça Souto, madrinha do simpático e sorridente senhor Luiz Frazão, de 67 anos, não estará em Maceió no dia do último encontro e resolveu aproveitar o evento desta quarta para conhecer os idosos. "Gostei bastante de poder participar dessa campanha porque é uma atitude muito legal de unir os jovens e os senhores do abrigo. Esse contato entre eles é incrível. Infelizmente, não terei como vir, mas estava muito ansiosa para conhecer o senhor Luiz e aproveitei a oportunidade", explicou.
"Ela é muito gente fina. Fiquei muito feliz porque ela veio me ver", disse Luiz Frazão sobre a sua madrinha, que acompanhou a leitura da carta feita pela aluna Alice da Silva, de 16 anos. "É importante participar de atividades assim porque muitos dos idosos estão abandonados aqui. Passar esse tempo com eles é muito gratificante e aprendemos muitas coisas", contou a estudante.
Na ocasião, o maestro José Cícero Tenório, de 68 anos, regente do Coral Carlos Gomes, do Centro Estadual de Cegos Cyro Accioly, mostrou que não é preciso enxergar para ter intimidade com os acordes do violão e alegrou a visita com um vasto repertório musical. "Fiquei honrado com o convite para me apresentar aqui. É uma iniciativa excelente porque ajuda nesse contato entre as gerações e aproxima os jovens dos idosos de uma forma que valoriza a humanização", afirmou o músico.
O maestro José Cícero Tenório se apresentou no abrigo São Vicente de Paulo na tarde desta quarta-feira (13). Foto: Itawi Albuquerque
Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL