Geral

PCJE promove mais uma edição da campanha 'Adote um idoso'

14/09/2017
PCJE promove mais uma edição da campanha 'Adote um idoso'
Estudantes realizaram a leitura de cartas e entregaram kits de higiene.Estudantes realizaram a leitura de cartas e entregaram kits de higiene. Foto: Itawi Albuquerque
Os idosos do abrigo São Vicente de Paulo receberam a visita dos alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antídio Vieira, na tarde desta quarta-feira (13), em mais uma etapa da campanha ‘Adote um idoso’. Durante a ação, promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), os estudantes realizaram a leitura de cartas e entregaram kits de cuidados pessoais doados pelos educadores da escola, que apadrinharam os senhores que moram na instituição. Alunos do curso técnico de enfermagem, da Escola Santa Juliana, também estiveram no abrigo para passar a tarde ao lado dos idosos.

A campanha 'Adote um idoso' tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita entre os jovens, além de promover o afeto e interação entre gerações. O projeto desenvolvido com os alunos e os idosos do abrigo é resultado de uma parceria entre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

De acordo com a vice-diretora da escola, Maria Ângela Sanartin, os alunos ficam ansiosos pelas visitas e já consideram os idosos como amigos. "Eles perceberam a carência dos senhores e se mostram muito solidários com o projeto. Muitos ficam perguntando sobre as próximas visitas e se empenham muito para escrever as cartas", afirmou.

"Essa é uma das ações mais bonitas desenvolvidas pelo PCJE porque possibilita essa interação entre as gerações e planta uma semente de cidadania no coração dos jovens" completou a vice-diretora.

Contente por receber os estudantes no abrigo, o senhor Luiz Vieira Amaral, de 72 anos, escutou a leitura da carta, feita pelo jovem José Vitor de Araújo, de 15 anos, e aproveitou para jogar conversa fora. "É uma satisfação receber eles aqui. Nós gostamos bastante de receber visita e ter alguém para conversar", disse.

Este quarto encontro entre os alunos e os idosos marca a reta final do projeto. A última visita do ano está programada para o dia 25 de setembro, sendo que esta contará com a presença dos padrinhos.

Graça Souto, madrinha do senhor Luiz Frazão, e as alunas da Escola Municipal Antídio Vieira (Foto: Itawi Albuquerque)

A servidora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Graça Souto, madrinha do simpático e sorridente senhor Luiz Frazão, de 67 anos, não estará em Maceió no dia do último encontro e resolveu aproveitar o evento desta quarta para conhecer os idosos. "Gostei bastante de poder participar dessa campanha porque é uma atitude muito legal de unir os jovens e os senhores do abrigo. Esse contato entre eles é incrível. Infelizmente, não terei como vir, mas estava muito ansiosa para conhecer o senhor Luiz e aproveitei a oportunidade", explicou.

"Ela é muito gente fina. Fiquei muito feliz porque ela veio me ver", disse Luiz Frazão sobre a sua madrinha, que acompanhou a leitura da carta feita pela aluna Alice da Silva, de 16 anos. "É importante participar de atividades assim porque muitos dos idosos estão abandonados aqui. Passar esse tempo com eles é muito gratificante e aprendemos muitas coisas", contou a estudante.

Na ocasião, o maestro José Cícero Tenório, de 68 anos, regente do Coral Carlos Gomes, do Centro Estadual de Cegos Cyro Accioly, mostrou que não é preciso enxergar para ter intimidade com os acordes do violão e alegrou a visita com um vasto repertório musical. "Fiquei honrado com o convite para me apresentar aqui. É uma iniciativa excelente porque ajuda nesse contato entre as gerações e aproxima os jovens dos idosos de uma forma que valoriza a humanização", afirmou o músico.

O maestro José Cícero Tenório se apresentou no abrigo São Vicente de Paulo na tarde desta quarta-feira (13). Foto: Itawi Albuquerque

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL