Geral

Sucesso no Instagram leva arquiteta à Casa Cor pela primeira vez

13/09/2017
Sucesso no Instagram leva arquiteta à Casa Cor pela primeira vez

Quando Fabíola Carnaúba procurou o Sebrae em Alagoas, em meados deste ano, para aprimorar suas habilidades em marketing digital, ela esperava apenas se comunicar melhor com potenciais clientes e divulgar o seu trabalho, já que havia resolvido empreender e abrir seu próprio negócio. Foi com surpresa que ela recebeu, pela primeira vez, o convite para criar um espaço na Casa Cor, diante de seu prestígio com o público enquanto arquiteta e digital influencer.

Fabíola ficará responsável, juntamente com a sócia Paula Wanderley, pelo restaurante Bistrô 200, que irá funcionar de verdade, servindo almoço, jantar e pequenos lanches durante o período de funcionamento da maior mostra de arquitetura e decoração do Brasil, a Casa Cor Alagoas 2017 – que será realizada de 22 de setembro a 19 de novembro, no Parque Shopping Maceió. Seu espaço será integrado a outros 28 ambientes da exposição na área de 4 mil m², sob curadoria de Pedro Ariel no tema nacional ‘Foco no essencial’, mas com uma homenagem aos 200 anos do estado.

Um grande e ousado passo da arquiteta que largou uma bem-sucedida carreira no mundo corporativo para, através do seu negócio, poder dedicar-se mais à criação das filhas pequenas e ter qualidade de vida. Foi esse sentimento de recomeço e novas descobertas que a levou ao Sebrae em Alagoas em busca de novos conhecimentos.

“Não tenha dúvidas de que tudo começou ali. Eu trabalhei na área comercial e via que as redes sociais tinham muito impacto, eu só não sabia como fazer isso e nem como aproveitar essa ferramenta. Aí fiz a consultoria Marketing para as Redes Sociais e segui com acompanhamentos pontuais, sempre em busca de novos conhecimentos, pesquisando diariamente sobre Arquitetura, sobre o que postar, além de dicas que pudessem interessar aos meus seguidores”, contou a arquiteta.

Atualmente, Fabíola tem mais de 19.400 seguidores em seu Instagram, @fabiola_carnauba_arquitetura. Mesmo assim, ela tem dificuldade em se ver como uma digital influencer, e defende que é uma profissional fazendo seu trabalho, investindo e gerando conteúdo de qualidade nas redes. “Ainda não caiu a ficha, sabe? Quando falo com outras arquitetas, elas mandam um ‘oxe, você é a Fabíola do Instagram?’, ou quando estou nos lugares e algumas pessoas ficam olhando, tentando descobrir de onde me conhecem. Para mim, é parte do meu trabalho como arquiteta. Por isso, fiquei muito contente ao receber o convite da Casa Cor; foi quase um choque ouvir que eles chegaram ao meu trabalho através do meu perfil online, relatou.

Esse ‘choque’ vem com grande alegria e responsabilidade para a arquiteta, que se viu diante de um compromisso ainda maior com seu trabalho e na busca por parceiros para encarar esse desafio. “O restaurante não é apenas um ambiente, ele será um negócio com vida própria, com pratos assinados pelo Chef Arroz, do bar e restaurante The Door. E o mobiliário poderia ser danificado nesse período, mas a Comoditá embarcou nessa com a gente, e vai mandar as mesas e cadeiras. É muito trabalho e muita coisa para compor esse projeto, que é, de fato, um verdadeiro desafio”, elencou Fabíola.

Tudo isso sem deixar de lado as pesquisas e postagens no Instagram, afinal, aquela é a sua vitrine. “Eu posto dicas e tiro algumas dúvidas de seguidores por mensagens diretas e, assim, também capto clientes”, confessou. Esse é um aspecto extremamente importante para Fabíola, enquanto digital influencer, mas também para profissionais e empresas que querem se manter relevantes no mundo virtual, apontou Maurício Oliveira, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas.

“O público deixou de ver as mídias tradicionais para poder interagir online, via redes sociais. Para o prestador de serviços, a própria segmentação que as mídias digitais oferecem já é um benefício, pois, em vez de ter um grande esforço para se comunicar com todo mundo, ele fala com seu público estratégico. Ou seja, só procura ou segue o seu perfil quem simpatiza ou gosta do trabalho da pessoa. Isso permite aprofundar mais o contato com seguidores e clientes, além de ter um portfólio atualizado”, explicou Maurício.

Para mais informações sobre a consultoria Marketing para as Redes Sociais e outras soluções digitais do Sebrae, basta acessar o site (www.sebrae.com.br/alagoas) ou entrar em contato através da Central de Atendimento (0800 570 0800). Outros detalhes sobre a Casa Cor Alagoas 2017 estão disponíveis no endereço: casacor.abril.com.br/mostras/alagoas/.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas