Geral
II Portugal em Cena estreita laços e fomenta turismo da Barra de São Miguel

Promovido para celebrar a relação entre Brasil e Portugal, em sua cultura, gastronomia e arte, o Festival Portugal em Cena chegou à sua segunda edição em 2017. O evento é uma realização da Associação das Empresas da Barra de São Miguel (Aembar), com o patrocínio do Sebrae em Alagoas e da Sococo. Com início na noite da última quarta-feira (06), na Villa Niquin, na Barra de São Miguel, o ‘Portugal em Cena’ se estendeu até esse domingo (10), ofertando ao público opções de lazer e entretenimento por meio de apresentações, feiras e mostras culturais.
O primeiro dia do ‘Portugal em Cena’ foi marcado por atrações como a cantora Irina Costa, com um número de fado português, a banda Fanfarra Rui Cavalcante e a apresentação de alunas da rede pública municipal de ensino da Barra de São Miguel, por meio da ONG Pense Brasil, mostrando o sapateado e as danças tradicionais portuguesas, como o ‘vira’. Ainda durante a abertura, famílias e empreendedores portugueses que tiveram destaque no Brasil nos últimos anos receberam homenagens.
Um dos empreendedores homenageados foi Bernardino Nogueira de Lima, natural da cidade de Póvoa de Varzim, Norte de Portugal. Radicado em Alagoas desde 1958, quando veio para trabalhar em um hotel, o empresário construiu um legado no estado. Atualmente, ele é sócio-proprietário de empresas como a Renovadora de Pneus Ok e o Pajuçara Praia Hotel.
“Estou há 59 anos em Alagoas. Vim aqui para trabalhar em um hotel e esperava ficar por dois ou três anos, mas resolvi permanecer. Trabalhei também com importação e exportação de produtos. Empreendi e aqui estou, aos 83 anos de idade, já passando as rédeas dos negócios aos meus filhos, que também são empreendedores. Esse evento ajuda a reforçar os laços naturais que nos une nos costumes, nas famílias. Nada poderá destruir isso”, frisou Bernardino.
Português, alagoano de coração há quase quatro anos, como ele mesmo se define, Miguel Teixeira, empreendedor da franquia Açaí Concept, a maior do mundo no segmento, destacou a relevância do evento para os portugueses, e enfatizou as expectativas para o futuro.
“Esse tipo de evento é necessário para a colônia portuguesa aqui em Alagoas. É uma forma de reunir as pessoas, os imigrantes e fazer com que os portugueses, assim como eu, que estão aqui há pouco tempo, possam se aproximar mais, trocar experiências e prestigiar nossas raízes. Estou aqui há pouco tempo e sou bastante grato a esse estado. Aqui, abrimos a nossa primeira loja e crescemos muito. Hoje, temos 55 lojas no estado, 220 no Brasil e em outros países. Queremos chegar a mil unidades nos próximos anos”, pontuou Teixeira.
De acordo com Vanessa Fagá Rocha, gerente da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, o Portugal em Cena é mais uma alternativa para movimentar o turismo local durante a baixa temporada, fomentando as micro e pequenas empresas do município envolvidas no setor.
“O turismo de negócios e eventos está crescendo no estado. Essa é uma aposta nossa. Por isso, apoiamos cada vez mais eventos que geram fluxo turístico. O ideal é que o festival entre no calendário de eventos do estado e que as pessoas já esperem a próxima edição. Essa é uma grande oportunidade para alavancar a frequência do público aqui na Barra, atraindo turistas alagoanos e de fora para participar de um evento diferenciado numa época que não é tão aquecida, enquanto as pessoas participam e conhecem mais da nossa cultura”, pontuou Vanessa.
Cláudia Pessôa, secretária de Turismo da Barra de São Miguel, reforçou os benefícios que o II Portugal em Cena traz para o município. “Poder ter esse festival como parte integrante do calendário de eventos do município ajuda a agregar valor para a cidade e para o estado como um todo, fomentando a nossa cultura, gastronomia, moda, música, dança, artesanato, juntando uma riqueza de valores, de sabores e saberes que podemos ver nesse intercâmbio de informações e aprendizado entre Alagoas, Brasil e nossos amigos portugueses”, concluiu.
Programação
O II Portugal em Cena teve uma programação com diversos eventos, como a Corrida da Integração Brasil e Portugal, a Mostra Infantil Mundo Literatura, o lançamento de livros, a Exposição de Artesanato e Produtos Portugueses, contação de histórias, shows, passeios de jangadas, barcos e catamarãs, além de restaurantes da gastronomia típica local e portuguesa.
A segunda edição do festival Portugal em Cena contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Destino Alagoas, Governo de Portugal e Prefeitura da Barra de São Miguel, através da Secretaria Municipal de Turismo.
Fonte: ASN/AL