Geral
Técnico do Senai destaca economia proporcionada pelo uso do GNV
12/09/2017


A economia, afirma ele, pode chegar a 60%. “O preço do gás natural está, aproximadamente, 37% mais baixo do que o da gasolina e o consumo é, em média, 23% menor. Por isso, dependendo do veículo e de como o motorista o conduz, o ganho pode ficar entre 50% e 60%”, destaca. Os proprietários de veículos com GNV também têm a vantagem de pagar menos Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme determina a Lei nº. 7862/2016. “Ela reduz a alíquota do IPVA para os veículos com GNV a 1,5%, ou seja, como a maioria dos automóveis que fazem a conversão se enquadra na fração que paga 3%, a redução no imposto chega a 50%, o que é significativo”, diz.
“O governo fez essa lei no sentido de estimular os proprietários a usarem o GNV, que é um combustível mais limpo. As pessoas que possuem carro híbrido também são contempladas com esse desconto de IPVA”, acrescenta Josuel Albuquerque.
SEGURANÇA
A conversão de um veículo para o GNV exige atenção à segurança, que inclui inspeções anuais obrigatórias. Em Maceió, o Naiv, que funciona anexo ao Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, unidade do Senai localizada no bairro do Poço, é uma referência neste serviço.
“Sem essa inspeção, não há um critério estabelecido, as pessoas fariam uso do gás natural veicular de qualquer forma. Então, no Senai, é verificado se todos os itens que fazem parte do kit GNV estão de acordo com as especificações determinadas pelo Inmetro. Isso é fundamental para a segurança do veículo”, detalha Josuel. Ele explica que os técnicos do Naiv inspecionam o kit de gás natural a fundo. “Observamos o cilindro de GNV para ver se a data de teste do hidrostático não está vencida, se todas as tubulações estão bem afixadas, se não existe ponto de corrosão...”, conta.
Além disso, o serviço, que dura apenas duas horas, inclui vistoria em mais de 200 itens de segurança do veículo, como freios, sistema de suspensão e pneus. Outro diferencial é que o condutor pode marcar a inspeção no site do Senai, no endereço www.al.senai.br/servicos/naiv, ou pelo telefone (82) 3223.2200.
Fonte: Ascom Senai/AL
Últimas notícias
1