Geral
Governo de Alagoas lança programa Criança Feliz em Junqueiro

Com objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil, por meio de visitas domiciliares, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) lançou, nesta terça-feira (5), o Programa Criança Feliz na cidade de Junqueiro, Zona da Mata alagoana.
O atendimento do Criança Feliz será feito periodicamente nas residências das famílias cadastradas no Bolsa Família, público prioritário do programa. Em todo o país, 80 mil especialistas serão designados para fornecer acompanhamento médico, psicológico e pedagógico aos beneficiários.
Segundo a secretária de Assistência Social de Junqueiro, Silvana Pereira, no município serão 150 famílias acompanhadas por visitadores, que orientarão os pais sobre os cuidados básicos com as crianças, como alimentação, vacinação e higiene.
“Em Junqueiro temos 46 povoados, por isso precisamos fazer um processo seletivo para poder abranger toda a cidade. Como somos considerados municípios de pequeno porte 2, tivemos a oportunidade de beneficiar 150 famílias do grupo prioritário do Programa Criança Feliz”, disse.
Durante a abertura do evento, a secretária executiva da Seades, Morgana Tavares, ressaltou o que o programa é uma ação complementar ao Bolsa Família, que vem para priorizar a vida das crianças.
“É comprovado que o período chamado de primeira infância é considerado vital para o desenvolvimento das funções cognitivas. Então, o programa vem para suprir a carência das famílias que, muitas vezes, precisam trabalhar fora para prover o sustento da família e não consegue desenvolver as funções de cuidado adequadamente”, disse a secretária.
Renata Bello/Ascom Seades