Geral

Alunos da Barra de São Miguel se formam no Proerd

02/09/2017
Alunos da Barra de São Miguel se formam no Proerd

Cerca de 250 alunos do 5º da rede municipal de ensino da Barra de São Miguel participaram da formatura ano 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O trabalho tem como proposta desenvolver entre crianças, adolescentes e adultos a cultura de resistência às drogas e à violência. O programa é uma iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal da Barra de São Miguel. Ao todo, cerca de 1.700 alunos já foram formados este ano.

Os alunos são das seguintes unidades educacionais: Escola Professora Flora Soares de Araújo; Professora Medea Cavalcante de Albuquerque; Escola José Vieira de Andrade; Escola Professora Marinalva Gonçalves Ferreira e Mini Centro Educacional Professora Maria Isabel de Andrade Lopes.

A formatura foi prestigiada pelo prefeito da Barra, José Medeiros Nicolau, o Zezeco, a coordenadora do Proerd, coronel Valdenize Ferreira Lima, a juíza da Vara de São Miguel, Emanuelle Porangaba, a promotora de Justiça de São Miguel dos Campos, Stella Valéria Cavalcanti, o presidente da Câmara de Vereadores da Barra, Luan Marcelino. Após saudar todos os presentes, Zezeco declarou aberta a cerimônia de formatura do Proerd na Barra de São Miguel.

Um dos momentos mais esperados pelos presentes foi a hora do juramento, quando os aluno prometeram a Deus, aos pais, aos professores, as autoridades e a comunidade que ficarão longe das drogas e terão a responsabilidade de multiplicar o que foi aprendido durante as aulas com os policiais.

Na sequência, houve a entrega dos certificados, quando os alunos Samira Lima de Sobral, da Escola Professora Flora Soares de Araújo; Jefferson Thalis da Silva Romão, da Escola José Vieira de Andrade; Rikelme Amorim dos Santos Lima, da Escola Professora Marinalva Gonçalves Ferreira; Michele Maria Gomes Martiliano, da Escola Professora Medea Cavalcante de Albuquerque; e Isaias da Silva Santos, da Escola Mini Centro Educacional Professora Maria Isabel Andrade Lopes receberam o certificado representando os demais alunos.

Durante a formatura, a cultura de paz foi comemorada por meio de manifestações culturais apresentadas pelos próprios alunos como cordel e xaxado.

Como funciona

O Proerd é um programa de caráter educativo e preventivo que tem como modelo de atuação o projeto Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E ) que significa educar para resistir ao abuso de drogas. O programa foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia, em 1983. O Proerd existe em mais de 60 países e as ações desenvolvidas têm como missão educar crianças, reunir esforços da família, polícia e escola. Além de fortalecer a autoestima do aluno e apresentar para ele um modelo positivo de vida

No Brasil, chegou em 1992 com a missão de prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes das escolas do Rio de Janeiro. Em Alagoas, o Proerd chegou em 2002 e já formou mais de 150 mil alunos. O programa atua com os estudantes e com os pais e responsáveis, por meio do Proerd Comunitário. Eles são orientados de como atuar na prevenção ao uso de drogas e a prática de violência.

Fonte: Ascom Barra de São Miguel