Geral

Prefeitura de Maceió através da Semas entrega kits assistenciais na Vila Emater

01/09/2017
Prefeitura de Maceió através da Semas entrega kits assistenciais na Vila Emater

Gestora da Semas, Celiany Rocha, acompanha a entre de kits assistenciais na Vila Emater Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

“A entrega dos kits assistenciais é uma forma de amenizar o sofrimento das famílias que perderam imóveis de forma total ou parcial e que vivem em vulnerabilidade social em comunidades da periferia de Maceió afetadas pelas chuvas dos últimos meses. A gente cumpre com o dever de levar a política pública da Assistencial Social para essas famílias que estão recebendo o auxílio-moradia e que estão sendo inseridas em projetos de habitação popular, para adquirir a casa própria e sair das áreas de risco”, diz a gestora da Semas, Celiany Rocha.

Uma das beneficiárias do kit assistencial foi a dona de casa Cresinalda Digno Ribeiro, que mora há 15 anos na Vila Emater, comunidade que fica entre os bairros Cruz das Almas e Jacarecica. Cresinalda diz que durante a chuva o barraco em que morava caiu e por isso recebe o auxílio-moradia. “Tava precisando mesmo, porque eu não tinha colchão e agora já vou botar na cama dos meus filhos”, diz a dona de casa que mora com os três filhos.

A dona de casa Alessandra da Silva mora na Vila Emater há 21 anos. Ela vive com os quatro filhos e diz que o kit assistencial vai ajudar toda a família. “Vai ajudar muito, porque eu tenho quatro filhos e não trabalho. A minha casa é bem pertinho da barreira, aí a barreira rachou. Tive que sair do barraco e agora tô morando do ‘aluguel social’. Fiz o cadastro pra ganhar a casa e tô esperando”, diz Alessandra.

A dona de casa, Alessandra da Silva, durante a entrega do kit assistencial Foto: Cícero Rogério/Ascom Semas

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Emater, Adriano dos Santos Lima, diz que algumas famílias da comunidade sofreram com as chuvas e por isso se juntou à Defesa Civil Municipal para cadastrar as pessoas que perderam os imóveis e logo em seguida procurou os técnicos do Centro de Atendimento Sociassistencial (Casa), equipamento social da Semas, para ajudar as famílias na aquisição do auxílio-moradia. “Há muitas pessoas na comunidade que vivem em barracos, em encostas e algumas barreiras caíram por cima desses barracos e algumas pessoas perderam seus barracos, não tiveram onde morar e a prefeitura chegou na parte social, trazendo o aluguel social”, diz Fernando.

A Semas vai fazer a entrega dos kits assistenciais em 40 comunidades de Maceió. Todas as famílias que serão assistidas foram cadastradas pela Defesa Civil Municipal porque tiveram os imóveis danificados de forma parcial ou total por conta dos prejuízos causados pela chuva. Essas famílias estão recebendo o auxílio-moradia e são encaminhadas para programas de habitação popular e assim sair das áreas de risco. Os beneficiários que não puderam comparecer no dia da entrega do kit assistencial devem procurar o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), que fica na Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente à Praça da Faculdade). Só recebe o kit assistencial o responsável familiar que é titular do auxílio-moradia.

Cícero Rogério/Ascom Semas