Geral

Seminário Desafios do Crescimento apresenta novidades e tendências do mercado no Agreste

31/08/2017
Seminário Desafios do Crescimento apresenta novidades e tendências do mercado no Agreste

Crescer em meio a um cenário de crise econômica é uma grande missão. E para nortear empreendedores de micro e pequenos negócios nesse contexto, o Sebrae em Alagoas promoveu, na noite dessa terça-feira (29), o Seminário Desafios do Crescimento, no Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo, em Arapiraca, mostrando novidades e tendências do mercado para os negócios do Agreste alagoano.

Na oportunidade, o público pôde assistir às palestras ‘Empreender: desafios e oportunidades’, ministrada por Sacha Passos, consultor credenciado ao Sebrae em Alagoas, e ‘Varejo do Futuro: práticas e tendências mundo afora’, apresentada por Fred Rocha, pesquisador, especialista em varejo, fundador do Projeto Varejo Show e criador do primeiro reality show de vendas do mundo.

Em sua apresentação, Sacha Passos abordou tópicos como as soluções do Sebraetec, as oportunidades do mercado atual para o empreendedor e os desafios de assumir riscos controlados, liderar equipes, cumprir metas e objetivos, ser inovador e criativo.

Sacha também falou sobre sua experiência de dar a volta ao mundo em um ano, entre 2001 e 2002, após 10 anos de trabalho em uma empresa. Isso o ajudou a aflorar seu espírito empreendedor, planejando os passos a cada novo destino e se relacionando com novas culturas. Ele enfatizou que arriscar faz parte da vida de um empreendedor, perfil que pode ser trabalhado por qualquer pessoa.

“Todo mundo pode ser empreendedor. O empresário, o colaborador de uma empresa, o gestor público. O grande plus que eles devem ter é poder fazer a diferença na vida de outras pessoas, sonhar, planejar e transformar o sonho em realidade, sempre buscando conhecimento e inovação para crescer”, frisou o consultor.

Varejo do Futuro

Durante sua palestra, Fred Rocha abordou alguns cases de inovação apresentados pelo mercado nos Estados Unidos, como o ‘Amazon Dash Botton’, dispositivo criado pela gigante Amazon com o qual o cliente pode pedir o produto em casa no momento em que ele acaba; e a ‘Warby Parker’, ótica que doa pares de óculos a cada um comprado e ainda reverte parte do dinheiro das vendas em capacitação para que especialistas possam realizar exames de vista com preços baixos. Outro serviço mostrado foi um case brasileiro, o Omo Express, que já funciona em São Paulo, no qual uma equipe busca as roupas sujas dos clientes em casa e as devolve passadas e limpas.

Os casos apresentados por Fred são exemplos de negócios que estão atentos à ‘Revolução Comercial’, focada nas necessidades dos novos perfis de consumidores, que estão dispostos a pagar mais para ter problemas resolvidos. Segundo o especialista, mudar a forma de atrair consumidores e observar esses novos negócios podem ser as alternativas que o empresário tem para participar da nova revolução.

“Aprendemos a fazer comércio com os nossos avós, e essa forma foi passando de pai para filho, sempre esperando o cliente chegar. Muitos dizem que o varejo vive uma crise, mas prefiro chamar de ‘Revolução Comercial’. Temos que reaprender a fazer comércio. O consumidor mudou, e hoje tem milhões de lojas dentro do próprio bolso, em seu smartphone. Observar os novos hábitos e as novas atitudes dos clientes pode ser um bom começo para participar dessa revolução e ganhar dinheiro. A gente só ganha dinheiro resolvendo os problemas dos outros”, concluiu Fred Rocha.

De acordo com Arestides Bezerra, gerente do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, o Seminário Desafios do Crescimento foi uma oportunidade para que os empresários locais pudessem conhecer o que está acontecendo de novo no Brasil e no mundo, e comecem a modificar a forma de planejar suas empresas.

“Os dois palestrantes puderam trazer suas experiências nacionais e internacionais para agregar mais conhecimento às empresas de Arapiraca, para que seus líderes possam conhecer a melhor forma de trabalhar o empreendedorismo e a inovação na vida e em suas organizações. Além disso, o seminário também foi importante para que o participante pudesse aliar o conhecimento e utilizar nossas ferramentas para o crescimento de seu negócio”, concluiu Arestides.

O Seminário Desafios do Crescimento foi promovido pelo Sebrae em Alagoas, em parceria com a Agência A5VC e o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL Arapiraca), Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca), Associação Comercial de Arapiraca e Associação do Centro Novo (Acena).

Fonte: Agência Sebrae Alagoas