Geral
Sururu LAB narra a cidade de Maceió através das artes visuais

Visando estimular as cadeias produtivas das artes visuais em Alagoas, de 04 a 09 de setembro, acontece na Escola Técnica de Artes (ETA), o Sururu LAB - Laboratório de Narrativas Urbanas. O projeto oferece um total de 75 vagas em um ciclo de formação e reflexão, com cursos, oficinas, debates e vivências no campo das Artes Visuais, voltados especificamente para a intervenção e reflexão sobre a cidade de Maceió através da ótica dos respectivos segmentos. As inscrições serão feitas meia hora antes do começo de cada oficina.
Segundo a publicação da Fundação Nacional das Artes “Cultura em Números: Anuário de Estatísticas Culturais”, as cadeias produtivas da Fotografia e das Artes Visuais em Alagoas, especialmente no campo da formação, apresentam índices muito baixos se relacionados ao contexto Nacional. Ainda não existe no estado, por exemplo, cursos de graduação em nenhuma das duas áreas.
Dentre os segmentos que serão trabalhados no laboratório, estão quatro representantes das artes visuais: Fotografia, Graffiti, Lambe-Lambe, Mapping, Estêncil e Performance.
Fotografia:
O segmento artístico da Fotografia é com certeza uma das áreas com maior número de seguidores em Alagoas. No entanto, o estado não apresenta bons números no maior difusor de obras fotográficas que são as exposições, ocupando assim o vigésimo terceiro lugar na lista de números de exposições fotográficas de todo o Brasil. Para movimentar o segmento o Sururu LAB traz a oficina: Fotografia Urbana, ministrada pela fotógrafa, designer e documentarista, Flávia Correia.

Oficina: Fotografia Urbana
Por: Flávia Correia
Data/Horário: 04 a 08/09 às 18h
Local: Escola Técnica de Artes (ETA)
Graffiti, Lambe-Lambe e Estêncil:
O graffiti nasceu nas ruas das maiores capitais urbanas do mundo. Exemplo chave das artes visuais urbanas na atualidade, o graffiti é um respiro de cor no cinza das cidades. Utilizando-se da rua como tela de pintura. O lambe-lambe e o estêncil, técnicas de colagem artística em papel, também se utilizam da paisagem urbana como quadro. No estado de Alagoas, todos os segmentos citados ainda encontram dificuldades com baixos índices de investimento do setor público e privado, mesmo que possuindo um número expressivo de artistas produzindo conteúdo. Com intuito de incentivar o setor, o Sururu LAB oferece a oficina: Graffiti, Lambe-Lambe e Estêncil. A mediação da oficina de graffiti fica por conta do grafiteiro e ilustrador Joe Santos e das artistas visuais do Coletivo Dazmina.
Oficina: Graffiti, Estêncil e, Lambe-Lambe
Por: Coletivo Dazmina e Joe Santos
Data/Horário: 04 e 05/09 às 14h - 06 e 07/09 às 18h
Local: Escola Técnica de Artes (ETA)
Mapping:
O video mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifícios. Ações de “video mapping e projeção” são praticamente inexistentes em Maceió. Este se configura atualmente como uma linguagem multimídia de alta capacidade de síntese e de grande potencial artístico, sendo cada vez mais utilizada na contemporaneidade, justamente por convergir recursos artísticos da fotografia, design, audiovisual e ilustração.
Com intuito de estimular e fomentar o segmento em Maceió, o Coletivo Popfuzz em parceria com a Saudáveis Subversivos trazem o Dúo Clássicos de Calçada (São Paulo), que realizará a oficina: Work in Progress - Do Vídeo Mapping à Instalação Interativa.
Oficina: Working Progress: Do Vídeo Mapping à Instalação Interativa
Por: Dúo Clássicos de Calçada (SP)
Data/Horário: 04 a 08/09 às 18h
Local: Escola Técnica de Artes (ETA)
Performance:
A arte performática como gênero artístico surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda. Geralmente possui um conceito e um roteiro pré elaborado. Por ser uma arte que combina tantos estilos visuais e sensoriais, o segmento é um dos pilares do laboratório. O diretor, performer e ator Glauber Xavier da Cooperativa de Performance será o responsável pela oficina: Corpo-Cidade/Vídeo Performance.
Oficina: Corpo-Cidade / Vídeo-Performance
Por: Cooperativa de Performance (Glauber Xavier)
Data/Horário: 04 a 08/09 às 14h
Local: Escola Técnica de Artes (ETA)
Debate:
Fechando a programação no dia 09 de setembro, acontece o debate: Maceió de Dentro - Afetos e Conflitos de uma Narrativa Urgente, às 15h, também no ETA.
Para o laboratório, narrar a cidade de Maceió é, além de amplificar e multiplicar os olhares sobre suas questões cruciais, “produzir” novas cidades. Afinal, os recursos narrativos que são próprios da arte e da cultura carregam em si essa capacidade de produção subjetiva. Assim, o Sururu LAB, colaborará diretamente nestes processos narrativos e na reflexão sobre as questões fundamentais da maceió urbana contemporânea.
O Sururu LAB - Laboratório de Narrativas Urbanas é uma promoção do Coletivo Popfuzz em parceria com Saudáveis Subversivos. O evento conta com a Lei de Incentivo Eris Maximiano (Prefeitura de Maceió), além do apoio da ETA - Escola Técnica de Artes e da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Fonte: Ascom Coletivo Popfuzz