Geral
Convênio garante recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica

Uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a Pointer Revestimentos Cerâmicos, empresa do Grupo Portobello, situada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, vai proporcionar a distribuição de mil mudas de plantas frutíferas e da Mata Atlântica. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (28), entre o secretário Álvaro Vasconcelos, e o diretor geral da empresa Diógenes Ghellere,.
Pelo termo de parceria, a Seagri vai fornecer mil mudas à empresa Pontier para o reflorestamento de área degradada ou recuperada da Mata Atlântica, com plantas nativas da região, a exemplo da craibeira, árvore símbolo de Alagoas.
Tendo a fábrica mais moderna, mais competitiva em custos e com maior eficiência energética e ambiental no país, a Pointer amplia o destaque para sua unidade fabril com a compensação de carbono por meio do plantio em terreno próprio.
Segundo o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o Governo de Alagoas tem pensado na agricultura sustentável também do ponto de vista ambiental, e essa parceria com a empresa Pointier que fomenta o reflorestamento em área degradada é de grande responsabilidade social.
“O nosso propósito é justamente distribuir as mudas, que irão integrar ao projeto de compensação de carbono da fábrica”, afirmou Álvaro Vasconcelos.
Como explica o diretor geral da Pointer, Diógenes Ghellere, a empresa tem buscado cada vez mais parceria com a comunidade e órgãos governamentais, visando aprimorar a política ambiental e de responsabilidade social da empresa, e o convênio assinado com a Seagri é de grande importância para o projeto de recuperação do meio ambiente.
“Destinamos uma área especificamente para o plantio de mudas, e o ponta pé inicial foi a formalização desse convênio com o Governo de Alagoas”, disse o diretor da empresa.
A proposta do reflorestamento vem para contemplar o compromisso de responsabilidade socioambiental da empresa de revestimentos cerâmicos, que irá utilizar as mudas como primeira etapa do projeto de compensação de carbono para a construção da fábrica.
A parceria com a Seagri para o reflorestamento renova um reconhecimento do Governo de Alagoas sobre os compromissos da empresa, já contemplada em 2016 com o prêmio ‘Alagoas Verde’, conferido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) como empresa mais sustentável do Estado.
Ronaldo Lima/Ascom Seagri