Geral

Saúde de Anadia realiza campanha de vacinação contra o HPV nas escolas

24/08/2017
Saúde de Anadia realiza campanha de vacinação contra o HPV nas escolas

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Saúde intensificou a campanha de vacinação contra o HPV, em Anadia. Esta semana, a equipe de saúde da família, Isauro Faustino, realizou uma ação na Escola Imaculada Conceição para cerca de 300 alunos. Com a aplicação da vacina e palestras educativas, a proposta foi orientar os educadores e estudantes sobre a importância da proteção. Além das orientações, a equipe também faz a distribuição de um termo, que deve ser entregue aos pais ou responsáveis para ser assinado – caso haja recusa do filho ser imunizado. A partir daí, os alunos devem ficar atentos ao agendamento das escolas para o calendário de vacinação.

A secretária de Saúde, Loanne Vasconcelos, explica que toda a rede de ensino do município irá participar da ação, que segue até setembro. A meta da SMS é vacinar todo o público alvo de crianças e adolescentes, entre meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. “É muito importante esse esclarecimento entre os profissionais de saúde com os professores, pais e alunos para que todos compreendam a finalidade preventiva da vacina. A partir do momento em que envolvemos as escolas nesse processo, estamos ampliando o acesso, de forma que haja conscientização para continuidade do esquema vacinal para as outras doses da vacina de HPV”, disse.

Ela ainda esclarece que os adolescentes que não estiverem na escola no dia que a ação ocorrer, podem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, portando a carteira de vacina, cartão do SUS e documento de identificação, e tomar a dose da vacina.

Prevenção – A vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe. Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. No caso de pessoas com HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses.

Fonte: Ascom Anadia