Geral

Secretários de Saúde lotam auditório em Encontro sobre o 3º Ciclo do PMAQ

22/08/2017
Secretários de Saúde lotam auditório em Encontro sobre o 3º Ciclo do PMAQ

Quase 200 pessoas, entre secretários e técnicos da saúde dos municípios alagoanos lotaram nesta segunda-feira (21) o auditório do Conselho Regional de Medicina da Alagoas (Cremal) no Encontro Temático sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ 3º Ciclo, que tem entre os objetivos melhorar a qualidade do serviço prestado na Atenção Básica. A reunião foi coordenada pela secretária Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros.

O vice-presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, também secretário de Saúde de Jundiá, afirmou que o encontro desta segunda foi uma fase preparatória para que todos os municípios tenham êxito neste ciclo do PMAQ para melhorar o atendimento da Atenção Básica. “O Cosems tem se pautado na parceria e está de portas abertas para, com a equipe de Apoiadores, liderada pela secretária Executiva, Sylvana Medeiros, ajudar aos municípios alagoanos”, reforçou.

A equipe do Ministério da Saúde em convênio com a Fiocruz, por meio das instituições de ensino Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) colocou à disposição dos gestores 24 entrevistadores para a avaliação externa do PMAQ. De acordo com a representante das Instituições de Ensino Superiores (IES), Célia Rosendo, as visitas da pesquisa acontecerão no período de 28 deste mês a 21 de novembro.

rod4Segundo ela, a avaliação externa é a coleta de dados sobre infraestrutura das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS); do processo de trabalho; e da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no que diz respeito aos serviços da Atenção Básica. O cronograma da pesquisa junto aos municípios alagoanos (avaliação externa) do PMAQ do 3º Ciclo será composto por 11 rotas, sendo uma delas considerada piloto e vai englobar Murici, Pilar, Atalaia e Rio Largo. Estes quatro receberão os entrevistadores dos dias 28 a 31 deste mês.

Os sete municípios da 10ª Região receberão as equipes para a entrevista nos dia 4 e 5 de setembro; os 14 municípios da 9ª Região serão dos dias 11 a 14 de setembro; os oito da 8ª serão no período de 19 a 22 de setembro; os 17 municípios da 7ª serão nos dias 25, 26, 27, 28 de setembro e dos 2 a 5 de outubro. Os oito municípios da 6ª Região de Saúde receberão as equipes dos dias 9 a 11 de outubro; os sete municípios da 5ª serão nos dias 17, 18, 19, 20 e 23 de outubro e os oito da 4ª Região nos dias 24 e 25 de outubro.

Já os dez municípios da 3ª Região serão nos dias 26,27 e 31 de outubro e 1º de novembro; seguindo dos nove municípios da 2ª Região que serão nos dia 1,6,7 e 8 de novembro; finalizando a rota com os dez municípios da 1ª Região nos dias 8,9,13,14, 16,17 e 21 de novembro. A representante do Ministério da Saúde, Thaís Coutinho, afirmou que os instrumentos da pesquisa do 3º Ciclo do PMAQ estão dispostos em seis módulos.rod

O I é focado na observação da infraestrutura das UBSs; o II de entrevista com profissionais médicos e enfermeiros; o III com usuários nas UBSs; o IV no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); o V observação da infraestrutura da Saúde Bucal; e o VI será entrevistas com os profissionais da Saúde Bucal.

Thaís ressaltou que os gestores podem acessar informações e orientações mais detalhadas por meio do site do MS e detalhou para os secretários e técnicos dos municípios como será o processo de avaliação do 3º ciclo do programa e como os municípios poderão se preparar para esse processo. O representante da Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (GAP/Sesau), Marcony Ferraz, apresentou os indicadores do PMAQ 3º Ciclo e, assim como os demais, contribuiu nas respostas às dúvidas da plateia.

Mary Wanderley/Ascom Cosems