Geral
Associação promove seminário e capacita toda rede de atendimento à criança e ao adolescente de Alagoas

A Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas (ACECTAL), em parceria com o governo do Estado e prefeitura de Maceió, promove nos dias 20, 21 e 22 de setembro, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, diariamente das 8 às 18h, o I Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente – ECA 27 anos depois, com o objetivo de reunir todos envolvidos com a teoria e a prática no atendimento, para transmitir conhecimento, compartilhar experiências, discutir problemas e apresentar novos desafios que possibilitem o crescimento tanto profissional quanto da Política de Proteção Integral. A abertura solene acontece às 9h do dia 20 e contará com a presença de autoridades.
O público alvo são os profissionais da rede SUAS, docentes, pesquisadores e estudantes, conselheiros tutelares e suplentes, ex-conselheiros, conselheiros de direitos, a comunidade constituída por profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direito de Criança e Adolescente-SGD e demais interessados Previsão de 500 participantes.
“Será um momento muito importante para toda rede que precisa de uma formação continuada. Cerca de 90% dos conselheiros tutelares atualmente são novatos e é necessária essa capacitação sobre as atribuições da função, do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), do SINASE, as 31 modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros temas que estarão sendo colocados. Iremos trazer profissionais de renome nacional como o escritor e conferencista Luciano Betiate, um exímio conhecedor da rede de proteção. Nunca tivemos uma formação nesse nível e essa a primeira de outras que virão”, informou o presidente da ACECTAL, Ariudo Alves.
Programação – As palestras do primeiro dia contam com os temas “Programa Turismo Sustentável e Infância”, com o ministro do Turismo, Marx Beltrão e “Orientações para Elaboração do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Boas Práticas”, com a ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará e mestra em Políticas Públicas e Sociedade, Mônica Sillan.
Ainda no dia da abertura, os temas a serem desenvolvidos são “A implementação do Sinase e Seus Desafios”, com o coordenador-geral do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social de Pernambuco, Natuch Lira; “Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, com o conselheiro nacional do Conanda, Vitor Pegler e “Cenário do Trabalho Infantil no Brasil e em Alagoas”, com a secretária executiva do FNPETI, Isa de Oliveira,
O dia 21 será aberto com a palestra “Alterações no ECA Decorrentes de Leis Recentes”, com a deputada estadual Jó Pereira. Em seguida, “O Desafio dos CMDCAs na Garantia da Convivência Familiar e Comunitária”, com a representante da Aldeias Infantis SOS, Rickelane Gouveia; “Orçamento, Prioridade & Fundos Especiais (FIA)”, com a assessora especial da Secretaria Estadual da Fazenda, Camila Mendes e “O Conselho Tutelar e o Ciclo de Aplicação de Medidas”, com o escritor e conferencista Luciano Betiate.
O último dia, 22, será aberto às 9h, com o tema “Conselho Tutelar de A a Z”, ministrado por Luciano Betiate. A tarde acontece o encerramento o evento e a entrega dose certificados aos participantes. Condições para participação: Inscrições antecipadas R$ 50,00 (cinquenta reais) por meio de depósito bancário, cartão de crédito ou débito + 01 Kg de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento, que serão doados para as instituições Deus Proverá e Acolher. Inscrições: https://www.doity.com.br/seminarioalagoano e http://www.acectal.com/ Informações pelo: (82) 98813.3618, com Henrique Leite e pelo e-mail: [email protected]. O almoço está incluso nos três dias do evento.
EVENTO: I Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente – ECA 27 anos depois
LOCAL: Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso
DATA: 20, 21 E 22 de setembro
HORÁRIO: 8 às 18h
INFORMAÇÕES: (82) 98813.3618
INVESTIMENTO: R$ 50,00 (cinquenta reais) por meio de depósito bancário, cartão de crédito ou débito + 01 Kg de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento
Fonte: Assessoria