Geral

'Adote um idoso' continua com troca de cartas e entrega de doações

15/08/2017
'Adote um idoso' continua com troca de cartas e entrega de doações
Alunos se juntaram aos senhores e realizaram a leitura das correspondências.Alunos se juntaram aos senhores e realizaram a leitura das correspondências. Foto: Rebecca Bastos

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, por meio da campanha ‘Adote um idoso’, mais um encontro entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antídio Vieira e os senhores que moram no abrigo São Vicente de Paulo. Nesta segunda-feira (14), os estudantes realizaram a leitura de cartas e interagiram com os idosos. Na ocasião, a Coordenação de Estágios da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) entregou  96 latas de leite, doadas por estudantes que participaram de processos seletivos no Poder Judiciário.

A campanha 'Adote um idoso' tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita entre os jovens, além de promover o afeto e interação entre gerações. O projeto desenvolvido com os alunos e os idosos do abrigo é resultado de uma parceria entre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e a Esmal.

No mês passado, os estudantes entregaram kits de cuidados pessoais que foram doados por servidores da Esmal e professores da escola Antídio Vieira, padrinhos dos senhores acolhidos na instituição. Ainda estão programados mais dois encontros, um no dia 13 de setembro e outro que será realizado no dia 25 do mesmo mês, sendo que este  contará com a presença dos padrinhos para o último encontro do ano. “Na última parte da ação, alunos e padrinhos vão visitar os idosos que estão no abrigo para um momento de diálogo e aprendizado”, afirmou a psicopedagoga e servidora do PCJE Luzia Rodrigues.

O encontro desta segunda-feira teve um significado ainda maior para todos, já que no domingo foi comemorado o Dia dos Pais. Os alunos se juntaram aos senhores e realizaram a leitura das correspondências enviadas pelos padrinhos. “Eu gosto bastante de vir e conversar com os idosos porque muitos deles não recebem a visita da família. E uma tarde como esta deixa a rotina deles mais alegre”, comentou Milena Beatriz de Oliveira, de 14 anos.

Com o auxilio dos jovens visitantes, os senhores redigiram cartas para seus padrinhos e expressaram como se sentiam com o carinho recebido. “Por mim, todos os dias seriam como hoje. Sentimos falta de receber visitas, de gente nova para conversar e de alguém para deixar o dia mais bonito. A casa fica mais alegre quando eles estão por aqui”, afirmou Horácio Andrade, de 87 anos.

Representando a Coordenação de Estágios da Esmal, o servidor Lucas Martins realizou a entrega das 96 latas de leite em pó para o abrigo São Vicente de Paulo. Além das ações e da troca de experiências entre os idosos e os alunos, o músico Pedro Salvador animou a visita e tocou alguns grandes sucessos nacionais. “É uma iniciativa muito importante e fiquei feliz em poder participar e contribuir. Mudar a rotina deles com músicas e muita conversa é algo muito gratificante”, afirmou Pedro Salvador.

Rebecca Bastos - Esmal TJ/AL