Geral

Prefeitura de União vai impulsionar o comércio dos agricultores palmarinos

10/08/2017
Prefeitura de União vai impulsionar o comércio dos agricultores palmarinos

A prefeitura de União dos Palmares trabalha no fortalecimento do comércio da agricultura local, para impulsionar ainda mais a geração de renda e a economia do município. Foi visando isto que, nessa terça-feira (8), por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, foram mobilizados a consultoria de Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, gestores públicos (secretarias de educação e agricultura) e associações de agricultura familiar na articulação do aprimoramento e desenvolvimento deste setor através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Uma das metas de União é o êxodo rural, incentivar uma maior distribuição de renda local, para que nossos agricultores tenham um ótimo mercado por aqui e façam seu dinheiro circular na cidade”, disse o prefeito Kil Freitas. Os resultados esperados pela consultoria são o aumento no volume de compras realizadas pela prefeitura aos agricultores e, desta forma, incrementar a renda destes, facilitar a forma de lidar com os procedimentos burocráticos, ampliar a transparência na prestação de contas públicas e gerar novos negócios para a cidade, ocasionando assim o crescimento da economia local com a utilização do poder de compra do governo municipal com os agricultores familiares.

A reunião teve como objetivo orientar os presentes sobre a consultoria, que vai durar uma média de dois meses e será dividida em quatro etapas, abordando todos os procedimentos necessários para o bom funcionamento da gestão pública e do comércio dos agricultores, compreendendo às seguintes etapas: 1) os processos de mapeamento; 2) a elaboração de cardápio, conscientização das nutricionistas e merendeiras; 3) edital de chamadas públicas; 4) pagamento aos fornecedores. E, com isto, realizar planejamentos que visem resultados promissores para este setor. “Nosso intuito é oferecer suporte para que o agricultor familiar não fique de fora da chamada pública, beneficiando o maior número possível destes trabalhadores rurais”, explica a secretária da pasta, Neide Mitomari.

Participaram da reunião ainda os secretários de Educação e Agricultura, respectivamente, Rimelc Shirley (acompanhada pela equipe técnica da Semed, incluindo nutricionistas) e Sandro Couto, o representante da Emater- AL, Leonardo Ferreira, representantes de associações de agricultura familiar da região, agentes de desenvolvimento e técnicos da sala do empreendedor, e os representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a analista Cristina Loureiro e a consultora Rúbia Barbalho.IMG_9121

PNAE O Programa Nacional de Alimentação Escolar é responsável por financiar a aquisição de gêneros alimentícios originados da agricultura familiar para o cardápio de alimentação dos alunos da rede pública de ensino. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa anualmente recursos financeiros para o Estado, Distrito Federal e Municípios, com o intuito de complementar a alimentação dos alunos. A Lei n°11.947/09 determina que pelo menos 30% destes recursos repassados deve ser destinado à aquisição de gêneros alimentícios pela agricultura familiar.

Leonardo Bastos/Secom União dos Palmares