Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo link https://goo.gl/HRpn4S. O edital completo do exame está disponível através do endereço eletrônico https://goo.gl/gyHChx.
Além do Ensino Médio, o teste proporciona também uma oportunidade de certificação para os que não concluíram o Ensino Fundamental. Para essa categoria, os candidatos devem ter no mínimo 15 anos de idade; já para o Ensino Médio, a pessoa deve ter a idade mínima de 18 anos.
O Ministério da Educação (MEC) oferta ainda a possibilidade aos candidatos que não concluíram o Ensino Fundamental e desejam obter a certificação do Ensino Médio. Eles poderão optar por um ou outro nível de ensino, não sendo obrigatória a conclusão do Fundamental para pleitear o Ensino Médio.
Pólos Estaduais
No Estado de Alagoas, seis polos estão sendo disponibilizados para a aplicação do Encceja. Eles ficam localizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.
De acordo com a coordenadora do exame no Estado, Mônica Sarmento, a presença dos polos garante que interessados em toda Alagoas possam participar do exame. “Os municípios foram escolhidos de forma a proporcionar que pessoas de todo o Estado possam participar”, explica.
A emissão dos documentos certificadores será responsabilidade das secretarias estaduais de Educação ou das instituições que firmarem adesão junto ao Inep.
Confira abaixo o cronograma:
Encceja Nacional – inscrições de 7 a 18 de agosto; aplicação em 8 de outubro;
Encceja Nacional para Pessoas Privadas de Liberdade – inscrições de 21/08 a 1/9; aplicação em 24 e 25/10;
Encceja Exterior – inscrições já terminaram; aplicação em 10 de setembro;
Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade – inscrições já terminaram; aplicação de 11 a 22/09.
As provas
As provas ocorrem em um dia, em dois turnos diferentes. Para o Ensino Fundamental, a parte da manhã será reservada para as disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia, enquanto o turno da tarde contará com Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
Já para o Ensino Médio, a distribuição ficará a seguinte forma: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias pela manhã; Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias; Redação, Matemática e Suas Tecnologias, à tarde. Cada prova consta de 30 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.