Geral
Prefeitura de Marechal reavalia pacientes atendidos pelo programa do Glaucoma

A Prefeitura de Marechal Deodoro realizou, nesta sexta-feira (04), um mutirão para reavaliar os pacientes deodorenses atendidos pelo Programa do Glaucoma. As consultas foram realizadas por oftalmologistas do Instituto da Visão, no auditório do Espaço Cultural. Ao todo, 212 deodorenses são acompanhados pelo programa e recebem colírios para o tratamento do Glaucoma. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde surgiu após a Polícia Federal deflagra a Operação Hoder, após a investigação detectar a suspeita de falsos diagnósticos de glaucoma e em pessoas saudáveis.
Após tomar conhecimento das investigações pela imprensa, a Secretaria de Saúde realizou um levantamento do número de pessoas atendidas pelo programa e marcou o mutirão de reavaliação. “Nós percebemos a gravidade do problema, pesquisamos as clínicas mais conceituadas e firmamos uma parceria com o Instituto da Visão para fazer uma reavaliação de todos os pacientes. O glaucoma é uma doença grave e, caso o paciente esteja usando o colírio sem necessidade, pode até perder a visão. Então nós tomamos esta iniciativa porque nossa preocupação é coma saúde do deodorense. A partir de agora, os pacientes passam a ser acompanhados pelo Instituto da Visão”, disse Aérton Lessa, secretário de Saúde.
Portando os colírios, os pacientes realizaram consultas com dois oftalmologistas do Instituto da Visão. De acordo com o oftalmologista Roberto Cesar, nos casos onde foram identificados com suspeita da doença, os pacientes foram encaminhados para a clínica, onde farão exames complementares para confirmar o diagnóstico.
“Nós estamos fazendo uma consulta mais minuciosa, com exame de fundo de olho, verificação da pressão ocular. Nas pessoas que encontrarmos algum tipo de lesão, estamos já marcando para ela ir à clínica fazer os exames complementares para termos certeza. Já em alguns pacientes não detectamos o sintoma de Glaucoma. Então nestes casos, estamos suspendendo a medicação e com um mês elas serão avaliadas novamente para termos certeza se realmente elas não possuem a doença e receitar a medicação correta”, explicou o oftalmologista.
A partir de agora, todos os pacientes que confirmarem o diagnóstico de glaucoma passarão a ser acompanhados pelos oftalmologistas do Instituto da Visão.
Fonte: Secom Marechal Deodoro