Geral

'Resgate Cultural' convida servidores do TJ a visitarem exposição no Deodoro

05/08/2017
'Resgate Cultural' convida servidores do TJ a visitarem exposição no Deodoro

Manoel da Marinheira levou o nome de Alagoas para o mundo. Foto: Adaílson CalheirosManoel da Marinheira levou o nome de Alagoas para o mundo. Foto: Adaílson Calheiros

O projeto “Resgate Cultural” do Poder Judiciário de Alagoas, coordenado pelo desembargador Alcides Gusmão da Silva, convida magistrados e servidores a conhecerem a mostra “Floresta Encantada de Manoel da Marinheira”, em cartaz desde o dia 27 de julho, no Centro Cultural do Teatro Deodoro.

A exposição é realizada pela revista Graciliano da Imprensa Oficial de Alagoas, gratuita, aberta ao público e vai até o final de agosto. A mostra faz parte da programação oficial das comemorações dos 200 anos de emancipação política de Alagoas, e tem o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas.

Manoel da Marinheira (1916-2012) deixou para a família e seus discípulos a arte de tirar dos troncos de jaqueiras inativas peças que mostram o imaginário da fauna do planeta – de miniaturas a obras colossais – como onças, leões, peixes, macacos, tatus, antas, hipopótamos, gatos egípcios, elefantes, jacarés, tubarões e esculturas compostas de grande dimensão multifacetadas.

As esculturas da exposição A Floresta Encantada de Manoel da Marinheira, além das peças do próprio mestre, são de autoria de quatro dos vinte filhos que ele teve em dois casamentos. Cada um tem seu estilo, mas sempre seguindo a matriz clássica dos traços e cortes de Manoel da Marinheira.

O acervo é do colecionador Jorge Tenório, da Usina Triunfo, um aficionado pelas esculturas de Manoel da Marinheira e sua família, entre eles André, Antônio, Severino, Manoel Filho e o discípulo Fábio. O Museu foi aberto em 2005, e possui mais de 1.200 peças. A exposição está imperdível.

Fonte: Dicom TJ/AL com Ascom Iogram