Geral

Empresários de Arapiraca conhecem o Prêmio Competitividade Alagoana

03/08/2017
Empresários de Arapiraca conhecem o Prêmio Competitividade Alagoana

De fato, o povo arapiraquense tem uma veia empreendedora. A prova disso é que, desde 2012, empresas da cidade são reconhecidas pela sua excelência na gestão. A fim de incentivar ainda mais os empresários da região, o Sebrae em Alagoas e o Movimento Alagoas Competitiva (MAC) lançaram, na noite dessa terça-feira (1º), o Prêmio Competitividade Alagoana 2017 (PCA) – Micro e Pequena Empresa, no Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca.

Das três cidades do interior do estado que serão percorridas pelas comitivas de ambas as instituições, a terra descoberta por Manoel André foi a primeira a receber o lançamento do novo prêmio. O PCA contribuirá com a já conhecida implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), e vem para substituir o tradicional Prêmio MPE Brasil, que precisou ser descontinuado, mas deixou a sua marca em várias empresas. Nos anos de 2012, 2014 e 2016, três MPE de Arapiraca voltaram de Maceió e Brasília com mais know-how e, claro, os troféus de reconhecimento.

Com a presença de Rogério Teófilo, prefeito do município, e mais cerca de 80 empresários no auditório do Escritório do Agreste, Roberval Cabral, diretor de Administração e Finanças do Sebrae em Alagoas, reforçou que o propósito da instituição não é promover uma premiação que somente ofereça troféus ou ganhos materiais, mas que se configure como uma das ferramentas a trazer significativos frutos de competitividade para os negócios locais.

“Ao optarem por participar desse prêmio, os empresários estão assumindo um compromisso com uma gestão mais qualificada e estão fazendo evoluir, por consequência, a economia do nosso estado”, destacou Cabral.

O melhor atestado dos efeitos positivos da melhoria da gestão foi apresentado pela diretora da empresa Análise Contábil, Neuzete Domingos. Vencedora do extinto MPE Brasil em 2014, nas etapas estadual e nacional, a empresária fez questão de destacar que todas as conquistas alcançadas pela sua empresa se devem aos cursos, às capacitações e eventos de reconhecimento promovidos pelo Sebrae e parceiros, além de todo o engajamento de sua equipe de contadores espalhada em mais de cinco cidades, divididas entre os estados de Alagoas e Sergipe.

“Desde quando abri o meu negócio, quis que ele tivesse um padrão de gestão organizado, com todos os processos anotados, registros de atas e reuniões. Como um mundo ideal, isso é perfeito para todos os empresários, mas o dia a dia consome vários dos nossos planos e desejos. Depois que fiz cursos como o Empretec e conheci a metodologia do MEG, essa prática se tornou realidade. De um tempo para cá, trabalhamos com mensuração de resultados, registramos todos os processos, avaliamos a organização de dentro para fora – e vice-versa –, além de promovermos e incentivarmos ações de benchmarking em todo o Brasil”, reforçou Neuzete, orgulhosa de que a sua empresa está sempre de portas abertas para receber parceiros.

Satisfeito com tudo o que viu e ouviu da empresária arapiraquense, Luiz Otavio Gomes, presidente do Movimento Alagoas Competitiva, ressaltou que o momento é muito oportuno para adaptar e inovar a gestão de uma empresa. Para ele, participar da seleção do novo Prêmio é estar munido de um diagnóstico altamente conciso e preciso, capaz de contribuir com índices organizacionais que necessitam de um breve amadurecimento de gestão, pois a devolutiva pode ser analisada e praticada.

“Arapiraca é uma cidade de grandes gestores, trabalhadores e pessoas empreendedoras. Tudo isso que o Prêmio Competitividade Alagoana oferece é apenas o começo de uma gestão de qualidade os empresários podem implantar nas suas organizações. Conquistar o troféu é apenas a cereja do bolo, pois só em seguir os passos do Modelo de Excelência da Gestão já significa montar todo o seu bolo. A partir daí, é só melhoria”, frisou Luiz Otavio, acrescentando que as micro e pequenas empresas representam 97% da empresas brasileiras.

Rogério Teófilo, prefeito da cidade de Arapiraca, participou de todo o evento, e destacou que uma gestão de qualidade é feita com muita competência, transparência e resultados. “Dessa mesma forma, funciona com as empresas. Por isso, eu atribuo o crescimento do município, também, aos empresários locais, pois são eles a prova viva de que sonhos podem ser transformados em realidade”, afirmou.

O evento foi encerrado com a palestra temática ‘Liderança: transformando sonhos em resultados’, proferida por Domingos Leão, consultor de negócios nacionais e internacionais e especialista em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, e em Gestão Empresarial, pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Inscrições abertas e outras cidades

Representantes do Sebrae em Alagoas e do MAC visitarão, ainda, as cidades de Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro, nos dias 02 e 08, respectivamente. Para se inscrever no prêmio, é necessário responder ao Questionário de Autoavaliação, disponível no site do MAC (www.alagoascompetitiva.org.br).

A inscrição é gratuita e segue até 31 de agosto, contemplando as categorias Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação, Serviço de Turismo e as categorias especiais Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.

As empresas vencedoras irão receber um troféu, Certificado de Reconhecimento e um Relatório de Avaliação com pontos fortes e oportunidades de melhoria, elaborado pelos avaliadores do Prêmio Competitividade Alagoana.

Agência Sebrae Alagoas